ATENÇÃO!!! NOVO ENDEREÇO DO BLOG:





Clique no link para redirecionar ao nosso novo espaço de compartilhamento.
www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

www.jardineirasdeplantao.blogspot.com


Novidades para o Natal de 2011!!!

Boas novas para as jardineiras de plantão!!! Demorou mas estamos de volta e a todo vapor!!
Nossa programação de Natal vai ser especial. Todos nós, crianças, jovens e assistidos iremos nos confraternizar num Lar de idosos próximo ao nosso posto de assistência. A idéia é fazer "o assistido assistir", é proporcionar outra vivência para sentirmos na pele que o nosso sofrimento não é nada em vista de muitos outros, e nesse caso é o abandono, sofrimento, depressão e muito mais...
Não perca a nossa programação!!! Vai ser Divina!!!
Confira isso e muito mais no nosso novo blog que agora está de cara nova: www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

Missão Cumprida!!!

Conforme combinamos no último treinamento do jardim, mês de agosto, os materiais já foram postados no blog: As ilustrações das histórias: "O burro de carga", "A ovelha desgarrada". Os moldes de máscaras de animais também.



Tem também as novidades com os recursos de massinha de modelar e sugestões para a rotina na educação infantil.



Façam bom proveito!!!

Evangelize, Coopere com Jesus!!



Nossu arraiár vai sê bão demais sô!!!




As primeiras idéias já estão no ar: Programação com bingo do conhecimento, trava-línguas, barracas educacionais, jogo das saudações juninas e muito mais...
Tem um chapéu artesanal de origami, que é sensacional! Aguardem que deixarei um passo a passo no PICASA.

Mãe! Palavra Doce! Infinito Ser! És Divino, Anjo da Bondade...




Pessoal, estou correndo contra o tempo mas acredito que até o final dessa semana consigo concluir as idéias e sugestões para a Confraternização do Dia das Mães. Dê uma olhada no PICASA e nas últimas postagens do mês de Abril e vamos vibrando para que esse momento seja muito harmonioso, alegre e envolvente. Jesus nos abençõe a todos!!!



Novo endereço no ar!!!

Prá você que gosta de evangelizar de maneira lúdica e eficaz, dê uma olhadinha e se inspire com os recursos para contar histórias espíritas infantis. O endereço é:
www.semearcontareencantar.blogspot.com e viaje pelo mundo maravilhoso das histórias que consolam, edificam e enobrecem a alma.
Obs: Tem novidades no PICASA e nos recursos didáticos. Ok? Aproveitem!Evangelize!Coopere com Jesus!

Treinamento Geral dos Trabalhadores na SODEAS

Jardineiras de Plantão!!! Não se esqueçam de que temos um encontro marcado para o próximo domingo, 17/04/11. Já adiantei algumas postagens para facilitar para vocês. No PICASA já tem as ilustrações para as próximas aulas do programa: História do Marimbondo Zangado, Parábola do Bom Samaritano e figuras de crianças representando boas atitudes. A Denis e o Lucas são meus novos auxiliares nesse processo. Um abraço de urso para vocês e até lá!!!!!

Contagem Regressiva!!!!!!!!!!!

Mais um ponto de luz vai surgir em breve no cenário virtual, para alegria de todos nós, evangelizadores de plantão. Já estamos trabalhando na construção do blog da Michele Telles, nossa amiga aqui da SODEAS. Taguatinga DF. Muitos de nós já conhecemos o belíssimo trabalho que ela desenvolve com histórias. Era o que faltava para nós! Não percam! Em breve, na Reunião Nacional. (Semana Santa)

Confraternização Trabalho e Posto de Higiene

Aí vão algumas sugestões para incrementar esse momento tão especial que ocorre nos postos de assistência do Trabalho Maria de Nazaré.
Há alguns cartazes para serem impressos no PICASA. Sket para as crianças: O ataque do Furadentes e para os trabalhadores e assistidos: A história da bolacha.



Lembrete Importante:

Do mês de Janeiro a Dezembro de 2009 constam sugestões para todas as aulas do Jardim. Procuro sempre rever e adicionar mais idéias. Basta consultar o arquivo do blog.

No PICASA também tem novidades: Dedoches, Família Pirulito, História do livro: Frederico reencarna. Lindas ilustrações, excelente tanto para o nível I quanto o II.

Concafras 2011 - Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT)

Parabéns para todos os caravaneiros que participaram de forma direta ou indireta, desse evento sublime! Certamente saímos de lá com o ânimo renovado.

Trabalhei no berçário pela primeira vez, por causa da Luisi, e só foi aprendizado! Aprendemos mais do que pensávamos que íamos ajudar. Graças a Deus! Obrigada evangelizadoras: Lygia e demais companheiras.

Já estamos ansiosas para participar da próxima, em Paracatu (MG)/Palmas(TO).

A Concafras-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz através da fundação e aperfeiçoamento de centenas de campanhas de fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita.


Não fique de fora! Participe!



Reflexão: "Todo mundo, alguém, qualquer um, ninguém."

"Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. ALGUÉM pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo. Mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."
(Autor desconhecido)







Novidade de última hora!

No PICASA tem um hinário para ser utilizado na abertura e durante o semestre/ano, com as crianças, jovens e assistidos. São músicas harmoniosas da Concafras - vol. 6. Como não temos violeiro, tocamos o CD e vamos acompanhando as canções. Depois postarei as músicas animadas e demais volumes já utilizados no posto de assistência. Posso enviar o arquivo por e-mail, é só solicitar, ok?



Abertura da Evangelização Infantil 2011

Que nesse semestre possamos ser verdadeiros "agentes polinizadores," para semear, acompanhar, agir, interferir, criar novos horizontes, despertar e alcançar o coração desses seres com os quais vamos encontrar.
Que a mensagem do Cristo possa ser levada, vivenciada e sentida, que estejamos dispostos a nos evangelizar a cada dia para assim colher os frutos benditos que certamente contribuirão para transformação do planeta Terra.

Nas novas postagens há algumas sugestões para a confraternização de boas vindas. Espero que lhes sejam úteis.
Muita luz em nossos caminhos para receber as intuições e boa semeadura para todos nós!

Encontro de Evangelizadores no Lamana

Parabéns para a equipe que idealizou e programou o evento, nesse sábado, 05/02/2011. Foi uma tarde emocionante, de muita reflexão e aprendizado!

Ficou clara a grandiosidade do trabalho de evangelização das almas e da importância do nosso compromisso enquanto evangelizadores.

Que possamos implementar a laborterapia nos postos e casas espíritas, afinal, significa "tratamento de enfermidades mentais e nervosas, por meio da terapêutica ocupacional." Um verdadeiro tratamento desobsessivo!



Adailma me pediu e então resolvi postar o passo a passo da borboleta de viés, no PICASA PHOTOSTREAM. Qualquer dúvida, é só consultar, ok?

Novas perspectivas para o ano vindouro!

Jardineiras de plantão! Avante!

Há uma sugestão de atividade de avaliação, um texto muito bom para traçar metas para o próximo ano e sugestões de atividades para serem realizadas no recesso.

Visite também o arquivo do blog que tem novidades. E não se esqueça: Caso não viaje, é obrigação sua persistir no trabalho de conquista de novas crianças e de evangelização de almas, no posto de assistência.

Não desistamos jamais! Evangelize, coopere com Jesus!

Anoiteceu! O sino gemeu e a gente ficou feliz a cantar...

Vamos nos sintonizando com o clima de Natal e preparando nossas turmas de evangelização para confraternizar nessa festa especial. Já comecei a postar algumas sugestões para o Natal, novas oficinas, teatro e mais recursos.

II Encontro de Evangelizadores de Infância: Chico Xavier e o livro espírita infantil

Foi um verdadeiro banquete de luz e de aprendizado!
Sem dúvida alguma, vai ficar na saudade: o exemplo santificante e incansável de Chico Xavier, o teatro de bonecos, em homenagem ao personagem Timbolão, as palestras ministradas, as oficinas pedagógicas e muito mais..
Aproveito para deixar o registro dos recentes recursos apresentados e endossar algumas lições aprendidas: Estudo contínuo, persistência na tarefa tão sublime de evangelização das almas e procurar sempre a solução para os problemas em vez de ampliá-los.
Avante jardineiras de plantão!

Novidades!!! Oba!!! É noite de São João!

Pessoal, fiquei um pouco ausente, mas agora estou de volta! Postei materiais, idéias e sugestões para Festa Junina: Decoração, teatro dublado e programação além de alguns novos recursos para História de Sheilinha e Joaquim. Confiram!

O que é Picasa Photostream?

Picasa Photostream é um álbum virtual composto por vários outros para se compartilhar galerias de figuras. No nosso caso tem: arquivo com máscaras, histórias e parábolas em preto e branco ou colorido, figuras bíblicas, ilustrações diversas para cartazes, dentre outras...
Disponibilizo todo esse material na intenção de ajudar pessoas que como eu trabalham na evangelização infantil, para enriquecimento das suas aulas e eficácia na fixação e aprendizagem visual das crianças do nível I. Algumas ilustrações foram retiradas de outros bloogs, muito bons, que são citados para dar os créditos devidos. Jamais para fins de comercialização, promoção pessoal ou algo parecido. Enfim! Trabalho é o que não falta! Graças a Deus!
Para acessar basta clicar no link que fica abaixo da listagem de livros espíritas infantis.

Recursos Tecnológicos para a Evangelização Infantil

Nosso amigo Gilberto apresentou me um site contendo lindas apresentações em power point bem como vídeos com histórias narradas e ilustradas de livros espíritas infantis, tais como: Castelo de Açúcar, A Conchinha Falante, dentre outras. Vale a pena conferir no endereço: http://vozdoamor.sobaoticaespirita.com/videosinfantis.htm

Abertura da Evangelização Infantil 2010

Pessoal! Deixei algumas sugestões para a abertura: teatrinho do "Castelo de Açúcar", da formiguinha Egolanda e a programação completa além de muitas outras novidades para a volta às aulas, como o alfabeto da criança feliz, combinados da turma e muito mais. Confiram! Ah! Não se esqueçam de que as idéias referentes às primeiras cinco aulas foram postadas no mês de Janeiro de 2009 e as demais sucessivamente. Que Deus ilumine nossos passos nessa seara bendita de evangelização das almas.

Refazendo caminhos e diretrizes no Recesso!!!

Evangelizadores de plantão! Se você não tem planos para viajar é seu dever permanecer cativando as crianças, do posto de assistência, no período de recesso. Ficar em casa não rima e nem combina com o evangelizador compromissado com Jesus. Então vão aí algumas dicas para aproveitar melhor o tempo. Além de matrículas, visitas, organização, confecção de recursos, planejamento do próximo semestre, podemos realizar oficinas, rua de lazer, ou seja, trabalho é o que não falta!



Noite Feliz! Noite Feliz! Cristo Nasceu! Presente de Deus!

"Que Sua mensagem de amor lhe penetre a alma em profundidade e que juntos possamos, em nome Dele, espalhar sementes de bondade, pela terra árida e sofrida dos que não crêem, porque ainda não O conhecem".

Aí vão dicas de Natal: aula especial, dinâmicas, decoração, teatro, oficinas e recursos pedagógicos para essa época tão especial. Destaque: Presépio Móvel.

Boas Novas para as Jardineiras de Plantão!

Resolvi postar logo as primeiras aulas do 2º semestre antes da Luisi nascer. OK?
Por favor, consultar o arquivo do blog, pois em breve haverá novidades também no arquivo de recursos pedagógicos.
Qualquer dúvida, faça contato por e-mail ou comente nos espaços adequados.
Vou estar um pouco afastada por essa razão mas sempre presente em pensamento e em ações.
Que Jesus nos ilumine a todos!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA EVANGELIZAR?

Além de estar freqüentando o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e ter disponibilidade de horário e responsabilidade para a atividade proposta, cabe salientar as características do evangelizador, segundo Helena Bertoldo da Silva, Coordenadora do Setor de Infância do DIJ/FERGS.

Amor - o amor, sendo o sentimento por excelência, é condição primeira para a tarefa de evangelizar;
Conhecimento doutrinário - o evangelizador vai ensinar (facilitar) o conhecimento espírita, portanto, ele tem que conhecer os postulados doutrinários, para tanto, além do esforço individual, na busca desse conhecimento, deve freqüentar o Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) em uma Casa Espírita;
Exemplificação - o evangelizador deve vivenciar ou, pelo menos, lutar para vivenciar os ensinos de Cristo, porque o exemplo ainda é o melhor argumento e para que o ato de evangelizar não se vulgarize no "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço", é importante que o evangelizador seja para a criança e o jovem modelo de vivência daquilo que ele ensina;
Consciência da tarefa - é importante que o evangelizador esteja convencido de que a Evangelização é um meio de educação da geração futura, e que o ato de evangelizar exige que ele se qualifique cada vez mais;
Entusiasmo - é fundamental que o evangelizador esteja totalmente envolvido no processo da Evangelização, cativado por esse processo ele terá que "transbordar" entusiasmo, no falar, no agir, no olhar, no vivenciar, etc;
Ser flexível, receptivo - o evangelizador, em nenhum momento, deve ter a pretensão de que tudo sabe, que faz o melhor e que já está "pronto", mas deve estar aberto, receptivo a novos conhecimentos, aceitar a avaliação do seu trabalho, ser flexível às mudanças, quando se fizerem necessárias. É imprescindível que o evangelizador busque continuadamente aprimorar-se;
Conhecer o Currículo - sendo o Currículo para as Escolas Espíritas de Evangelização Infanto-Juvenil, rumo norteador da Evangelização Espírita, o evangelizador deverá conhecê-lo e saber a função do mesmo e da sua inserção no Movimento Espírita;
Saber escolher metodologias adequadas - é importante que o evangelizador conheça as metodologias que possibilitem ao evangelizando a elaboração e a construção do seu conhecimento; noções de didáticas, técnicas de ensino, psicologia, literatura, música, teatro auxiliam no desempenho da tarefa;
Saber avaliar - a avaliação é primordial em todo e qualquer processo e não poderia ser diferente na Evangelização. O evangelizador deve avaliar, sempre, a si mesmo e ao evangelizando, fazendo o feed-back, retomando (se necessário) por novos caminhos, para alcançar os objetivos propostos no seu planejamento;
Auto-aprimoramento - o evangelizador não deve descuidar da sua transformação moral, buscando conhecer-se através de auto-avaliação e, dentro da orientação cristã, detectar suas tendências viciosas e lutar para transformá-las em virtudes.

"(...) Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos."
Comentário de Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, questão 685.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A EDUCAÇÃO

É pela educação que as gerações se transformam e aperfeiçoam. Para uma sociedade nova são necessários homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.
Não basta providenciar a instrução da criança. Ela deve aprender a se conduzir como ser consciente e racional. Isto é tão necessário como saber ler, escrever e contar.
É entrar na vida, armado, não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral.
Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corrigir um caráter difícil, são precisos, por vezes, a perseverança, a firmeza, uma ternura de que somente o coração de um pai ou de uma mãe pode ser capaz.
Essa tarefa, no entanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Grandes e pequenos a podem realizar, desde que se compenetrem do alvo elevado e das conseqüências da educação.
Bonita lição foi a ocorrida em um supermercado. A jovem mãe tinha cerca de 27 anos e o menino, uns 2. Ele se mostrava birrento, teimoso e violento. Ela, forte, serena e irredutível.
O local era uma prateleira de supermercado recheada de chocolates. O menino parecia uma fera. Queria, porque queria, cinco. Ela, firme, dizia que ele poderia levar apenas um.
Foi uma aula de maternidade. O menino gritava, chorava tão forte e doído que parecia estar apanhando.
Batia os pés, rolava no chão, ameaçava derrubar a prateleira toda. Tudo inútil.
Sem usar de violência física ou erguer a voz, a mãe o obrigava a escolher. “ou leva um só ou não leva nenhum. Vai ter de escolher.”
A voz não era de quem tem raiva. Era de quem guarda certeza do que está fazendo. Mais ou menos 15 espectadores observavam o acontecimento, aglomerando-se no corredor do supermercado.
Foram dez minutos dolorosos, no final dos quais o pequeno aceitou sua derrota. Os gritos e os pontapés foram diminuindo. Por fim, ele parou com a manha, aceitou a mão da mãe e saiu do supermercado com sua única barra de chocolate.
O resto ficou lá, na prateleira. Perdeu o supermercado. Venceu a mãe. Venceu a educação.
Desde que o mundo é mundo, crianças querem porque querem, certas coisas. Muitos pais cedem, ou para não enfrentar o incômodo da birra, ou porque temem os olhares de eventual desaprovação de quem os observa.
Os que não educam os seus filhos, os verão sofrer na vida, fazer sofrer a outros e perder a chance de progresso.
São fabulosos os pais que proíbem, sem raiva, e dão o necessário, sem dar demais.
A nossa sociedade tem mentalidade de supermercado. Oferece mil prateleiras com tentações e incita os imaturos a consumir mais do que precisam.
Por isso mesmo, são dignos de aplauso os casais que educam seus filhos para não consumir demais, a fazer escolhas, a crescer, a amadurecer.
***
Os espíritos que habitam os corpos dos nossos filhos vêm coabitar conosco para que os ajudemos a vencer os seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida.
Estudemos, desde o berço, as tendências que a criança trouxe das suas existências anteriores. Apliquemo-nos a desenvolver as virtudes e aniquilar os vícios.
Que não nos detenham a fadiga, nem o excesso de trabalho.
Auxiliemos a transformação social. Transformemos a face do mundo, pelo caminho da educação.

Equipe de Redação do Momento Espírita com base em texto de autoria ignorada e o cap. 54 do livro Depois da morte, de autoria de Léon Denis, ed. FEB.

www.momento.org.br Suporte@feparana.com.br

COMO CRIAR UM DELINQüENTE

Quando se fala em delinqüência, muitos pais sofrem só em pensar no que esse termo representa.
Alguns de nós pensamos e repensamos em como pode uma criança cordata, amável durante a infância, tornar-se um delinqüente na adolescência e juventude.
Nós não nos damos conta, mas somos, enquanto educadores, os maiores responsáveis pela delinqüência que vige no mundo.
O Departamento de Polícia de Houston, Texas, elaborou uma lista enumerando 9 MANEIRAS FÁCEIS DE COMO CRIAR UM DELINQÜENTE. A lista é a seguinte:
1 - Comece, na infância, a dar ao seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseja.
2 - Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.
3 - Nunca lhe dê orientação religiosa. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e “decida por si mesmo”.
4 - Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.
5 - Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
6 - Dê-lhe todo o dinheiro que quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que terá ele de passar pelas mesmas dificuldades por que você passou?
7 - Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. (Negar pode acarretar frustrações prejudiciais).
8 - Tome o partido dele contra vizinhos e policiais. (Todos têm má vontade para com o seu filho).
9 - Quando se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “nunca consegui dominá-lo.”
Aja assim, e prepare-se para uma vida de desgosto. É o seu merecido destino.
Quando nos queixamos do desgosto por que nos fazem passar os filhos, normalmente esquecemos todos esses detalhes enumerados pela polícia de Houston. Enquanto ainda são crianças imaginamos que jamais venham a delinqüir. Em verdade é esse o nosso mais profundo desejo. No entanto, é bem possível que nos equivoquemos procurando acertar. Procurando fazer o melhor para os rebentos tão queridos aos nossos corações.
Se temos a intenção de fazer de nossos filhos cidadãos responsáveis e dignos, comecemos a prestar mais atenção na forma de educação que lhes damos.
Ensinar-lhes a tolerar frustrações, estabelecer regras a serem respeitadas, limites a serem observados, são medidas eficientes.
Consideremos sempre que nossos filhos são Espíritos reencarnados e, como tal, trazem consigo a bagagem de erros e acertos conquistados ao longo das existências.
Consideremos ainda, que todos renascemos para galgar degraus na escala evolutiva, e sejamos os impulsionadores daqueles a quem Deus nos confiou a educação. Dessa forma, de nada teremos que nos arrepender mais tarde, quando tivermos que prestar contas às Leis divinas.
***
Você sabia que é na adolescência que o espírito retoma a bagagem de experiências acumuladas ao longo da sua caminhada evolutiva?
É que na adolescência o corpo e o psiquismo já estão preparados para receber essas informações.
Não é outro o motivo pelo qual muitos pais desconhecem os filhos, que passam a ser outra pessoa, dizem, quando chegam à adolescência.
E você sabia que até aos sete anos de idade a criança é mais suscetível aos ensinamentos?
Por isso devemos nos esmerar para dar-lhes uma educação efetiva, de forma que esta possa suplantar as informações equivocadas que por ventura traga o nosso filho, de existências anteriores.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em mensagem volante atribuída à polícia de Huston, Texas.
www.momento.org.br Suporte@feparana.com.br

A ARTE DE FORMAR CARACTERES

A prática e as pesquisas realizadas por psicólogos demonstram a necessidade de se repensar a questão da educação dos filhos.
Depois que as experiências provaram que o método do autoritarismo, aplicado por nossos pais, estava ultrapassado e de certa forma ineficiente, optou-se por outro método menos eficaz e até danoso: o da "liberdade sem responsabilidade".
Considerada por alguns psicólogos como prejudicial ao desenvolvimento sadio da criança, a palavra "não" foi banida do vocabulário de muitos pais, que hoje amargam profundamente a total falta de controle sobre a prole.
Sem examinar a questão com mais cuidado, os pais modernos aceitaram a filosofia do "tudo pode", não levando em conta a necessidade de se estabelecer limites para que haja harmonia dentro do lar.
Depois de perder o controle da situação, muitos apelaram para outro método desastroso: o da barganha.
Impotentes diante da teimosia dos filhos, criados sem as normas básicas de disciplina, os pais se perdem nos labirintos das "compensações", em que tudo é negociado.
Se é hora de ir para a cama e o filho não obedece, a mãe logo lança mão de algum motivo para a "negociata": "se você for dormir a mamãe deixa você jogar aquela fita de "game" violenta, que você tanto gosta".
Nesse caso bastaria que a mãe, consciente da sua missão de educadora, tomasse seu filhos pela mão e o conduzisse com carinho e firmeza para a cama.
Ou, ainda, se é hora do banho e o "anjinho" faz corpo mole, a mãe logo faz outro "trato", esquecendo-se de que quando mais se negocia com a criança, mais ela exigirá para cumprir sua obrigação.
Alguns psicólogos defendem a volta do autoritarismo na educação dos filhos, mas isso já ficou provado que não dá bons resultados. Seria "domesticação" ao invés de educação.
Considerando-se que a educação, é a arte de formar caracteres, temos de convir que a barganha somente servirá para "deformar" os caracteres dos nossos educandos.
Ademais, se levarmos em conta que nossos filhos são espíritos encarnados que vêm do espaço para progredir, trazendo em si mesmos as experiências de outras existências, boas ou não, entenderemos que a grande missão dos pais é conhecer-lhes a intimidade a ajudá-los a caminhar para Deus.
Nossos filhos são seres inteligentes, que não aceitam somente um "não" como resposta. Eles merecem e precisam de uma explicação coerente. Não falamos de justificativas, mas de diálogo.
Se existe um horário para dormir, se é preciso tomar banho, se não podemos comprar este ou aquele brinquedo, a criança tem o direito de saber porque.
Dizendo, por exemplo, que não compramos o brinquedo que ela tanto queria porque o orçamento não comporta, ela entenderá, ao passo que se dissermos um "não" somente, ela ficará revoltada, pensando que não compramos por má vontade.
Tudo isso requer muito investimento, que não quer dizer "perda de tempo", como muitos pais afirmam. Investimento de tempo, paciência, afeto e carinho. A tarefa não é tão difícil e certamente é mais eficaz.
***
Santo Agostinho fez a seguinte advertência em o Evangelho Segundo o Espiritismo: "lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: que fizestes do filho confiado à vossa guarda?
Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso."
Pensemos nisso!

www.momento.org.br Suporte@feparana.com.br