ATENÇÃO!!! NOVO ENDEREÇO DO BLOG:





Clique no link para redirecionar ao nosso novo espaço de compartilhamento.
www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

www.jardineirasdeplantao.blogspot.com


Novidades para o Natal de 2011!!!

Boas novas para as jardineiras de plantão!!! Demorou mas estamos de volta e a todo vapor!!
Nossa programação de Natal vai ser especial. Todos nós, crianças, jovens e assistidos iremos nos confraternizar num Lar de idosos próximo ao nosso posto de assistência. A idéia é fazer "o assistido assistir", é proporcionar outra vivência para sentirmos na pele que o nosso sofrimento não é nada em vista de muitos outros, e nesse caso é o abandono, sofrimento, depressão e muito mais...
Não perca a nossa programação!!! Vai ser Divina!!!
Confira isso e muito mais no nosso novo blog que agora está de cara nova: www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

Missão Cumprida!!!

Conforme combinamos no último treinamento do jardim, mês de agosto, os materiais já foram postados no blog: As ilustrações das histórias: "O burro de carga", "A ovelha desgarrada". Os moldes de máscaras de animais também.



Tem também as novidades com os recursos de massinha de modelar e sugestões para a rotina na educação infantil.



Façam bom proveito!!!

Evangelize, Coopere com Jesus!!



Nossu arraiár vai sê bão demais sô!!!




As primeiras idéias já estão no ar: Programação com bingo do conhecimento, trava-línguas, barracas educacionais, jogo das saudações juninas e muito mais...
Tem um chapéu artesanal de origami, que é sensacional! Aguardem que deixarei um passo a passo no PICASA.

Mãe! Palavra Doce! Infinito Ser! És Divino, Anjo da Bondade...




Pessoal, estou correndo contra o tempo mas acredito que até o final dessa semana consigo concluir as idéias e sugestões para a Confraternização do Dia das Mães. Dê uma olhada no PICASA e nas últimas postagens do mês de Abril e vamos vibrando para que esse momento seja muito harmonioso, alegre e envolvente. Jesus nos abençõe a todos!!!



Novo endereço no ar!!!

Prá você que gosta de evangelizar de maneira lúdica e eficaz, dê uma olhadinha e se inspire com os recursos para contar histórias espíritas infantis. O endereço é:
www.semearcontareencantar.blogspot.com e viaje pelo mundo maravilhoso das histórias que consolam, edificam e enobrecem a alma.
Obs: Tem novidades no PICASA e nos recursos didáticos. Ok? Aproveitem!Evangelize!Coopere com Jesus!

Treinamento Geral dos Trabalhadores na SODEAS

Jardineiras de Plantão!!! Não se esqueçam de que temos um encontro marcado para o próximo domingo, 17/04/11. Já adiantei algumas postagens para facilitar para vocês. No PICASA já tem as ilustrações para as próximas aulas do programa: História do Marimbondo Zangado, Parábola do Bom Samaritano e figuras de crianças representando boas atitudes. A Denis e o Lucas são meus novos auxiliares nesse processo. Um abraço de urso para vocês e até lá!!!!!

Contagem Regressiva!!!!!!!!!!!

Mais um ponto de luz vai surgir em breve no cenário virtual, para alegria de todos nós, evangelizadores de plantão. Já estamos trabalhando na construção do blog da Michele Telles, nossa amiga aqui da SODEAS. Taguatinga DF. Muitos de nós já conhecemos o belíssimo trabalho que ela desenvolve com histórias. Era o que faltava para nós! Não percam! Em breve, na Reunião Nacional. (Semana Santa)

Confraternização Trabalho e Posto de Higiene

Aí vão algumas sugestões para incrementar esse momento tão especial que ocorre nos postos de assistência do Trabalho Maria de Nazaré.
Há alguns cartazes para serem impressos no PICASA. Sket para as crianças: O ataque do Furadentes e para os trabalhadores e assistidos: A história da bolacha.



Lembrete Importante:

Do mês de Janeiro a Dezembro de 2009 constam sugestões para todas as aulas do Jardim. Procuro sempre rever e adicionar mais idéias. Basta consultar o arquivo do blog.

No PICASA também tem novidades: Dedoches, Família Pirulito, História do livro: Frederico reencarna. Lindas ilustrações, excelente tanto para o nível I quanto o II.

Concafras 2011 - Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT)

Parabéns para todos os caravaneiros que participaram de forma direta ou indireta, desse evento sublime! Certamente saímos de lá com o ânimo renovado.

Trabalhei no berçário pela primeira vez, por causa da Luisi, e só foi aprendizado! Aprendemos mais do que pensávamos que íamos ajudar. Graças a Deus! Obrigada evangelizadoras: Lygia e demais companheiras.

Já estamos ansiosas para participar da próxima, em Paracatu (MG)/Palmas(TO).

A Concafras-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz através da fundação e aperfeiçoamento de centenas de campanhas de fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita.


Não fique de fora! Participe!



Reflexão: "Todo mundo, alguém, qualquer um, ninguém."

"Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. ALGUÉM pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo. Mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."
(Autor desconhecido)







Novidade de última hora!

No PICASA tem um hinário para ser utilizado na abertura e durante o semestre/ano, com as crianças, jovens e assistidos. São músicas harmoniosas da Concafras - vol. 6. Como não temos violeiro, tocamos o CD e vamos acompanhando as canções. Depois postarei as músicas animadas e demais volumes já utilizados no posto de assistência. Posso enviar o arquivo por e-mail, é só solicitar, ok?



Abertura da Evangelização Infantil 2011

Que nesse semestre possamos ser verdadeiros "agentes polinizadores," para semear, acompanhar, agir, interferir, criar novos horizontes, despertar e alcançar o coração desses seres com os quais vamos encontrar.
Que a mensagem do Cristo possa ser levada, vivenciada e sentida, que estejamos dispostos a nos evangelizar a cada dia para assim colher os frutos benditos que certamente contribuirão para transformação do planeta Terra.

Nas novas postagens há algumas sugestões para a confraternização de boas vindas. Espero que lhes sejam úteis.
Muita luz em nossos caminhos para receber as intuições e boa semeadura para todos nós!

Encontro de Evangelizadores no Lamana

Parabéns para a equipe que idealizou e programou o evento, nesse sábado, 05/02/2011. Foi uma tarde emocionante, de muita reflexão e aprendizado!

Ficou clara a grandiosidade do trabalho de evangelização das almas e da importância do nosso compromisso enquanto evangelizadores.

Que possamos implementar a laborterapia nos postos e casas espíritas, afinal, significa "tratamento de enfermidades mentais e nervosas, por meio da terapêutica ocupacional." Um verdadeiro tratamento desobsessivo!



Adailma me pediu e então resolvi postar o passo a passo da borboleta de viés, no PICASA PHOTOSTREAM. Qualquer dúvida, é só consultar, ok?

Novas perspectivas para o ano vindouro!

Jardineiras de plantão! Avante!

Há uma sugestão de atividade de avaliação, um texto muito bom para traçar metas para o próximo ano e sugestões de atividades para serem realizadas no recesso.

Visite também o arquivo do blog que tem novidades. E não se esqueça: Caso não viaje, é obrigação sua persistir no trabalho de conquista de novas crianças e de evangelização de almas, no posto de assistência.

Não desistamos jamais! Evangelize, coopere com Jesus!

Anoiteceu! O sino gemeu e a gente ficou feliz a cantar...

Vamos nos sintonizando com o clima de Natal e preparando nossas turmas de evangelização para confraternizar nessa festa especial. Já comecei a postar algumas sugestões para o Natal, novas oficinas, teatro e mais recursos.

II Encontro de Evangelizadores de Infância: Chico Xavier e o livro espírita infantil

Foi um verdadeiro banquete de luz e de aprendizado!
Sem dúvida alguma, vai ficar na saudade: o exemplo santificante e incansável de Chico Xavier, o teatro de bonecos, em homenagem ao personagem Timbolão, as palestras ministradas, as oficinas pedagógicas e muito mais..
Aproveito para deixar o registro dos recentes recursos apresentados e endossar algumas lições aprendidas: Estudo contínuo, persistência na tarefa tão sublime de evangelização das almas e procurar sempre a solução para os problemas em vez de ampliá-los.
Avante jardineiras de plantão!

Novidades!!! Oba!!! É noite de São João!

Pessoal, fiquei um pouco ausente, mas agora estou de volta! Postei materiais, idéias e sugestões para Festa Junina: Decoração, teatro dublado e programação além de alguns novos recursos para História de Sheilinha e Joaquim. Confiram!

O que é Picasa Photostream?

Picasa Photostream é um álbum virtual composto por vários outros para se compartilhar galerias de figuras. No nosso caso tem: arquivo com máscaras, histórias e parábolas em preto e branco ou colorido, figuras bíblicas, ilustrações diversas para cartazes, dentre outras...
Disponibilizo todo esse material na intenção de ajudar pessoas que como eu trabalham na evangelização infantil, para enriquecimento das suas aulas e eficácia na fixação e aprendizagem visual das crianças do nível I. Algumas ilustrações foram retiradas de outros bloogs, muito bons, que são citados para dar os créditos devidos. Jamais para fins de comercialização, promoção pessoal ou algo parecido. Enfim! Trabalho é o que não falta! Graças a Deus!
Para acessar basta clicar no link que fica abaixo da listagem de livros espíritas infantis.

Recursos Tecnológicos para a Evangelização Infantil

Nosso amigo Gilberto apresentou me um site contendo lindas apresentações em power point bem como vídeos com histórias narradas e ilustradas de livros espíritas infantis, tais como: Castelo de Açúcar, A Conchinha Falante, dentre outras. Vale a pena conferir no endereço: http://vozdoamor.sobaoticaespirita.com/videosinfantis.htm

Abertura da Evangelização Infantil 2010

Pessoal! Deixei algumas sugestões para a abertura: teatrinho do "Castelo de Açúcar", da formiguinha Egolanda e a programação completa além de muitas outras novidades para a volta às aulas, como o alfabeto da criança feliz, combinados da turma e muito mais. Confiram! Ah! Não se esqueçam de que as idéias referentes às primeiras cinco aulas foram postadas no mês de Janeiro de 2009 e as demais sucessivamente. Que Deus ilumine nossos passos nessa seara bendita de evangelização das almas.

Refazendo caminhos e diretrizes no Recesso!!!

Evangelizadores de plantão! Se você não tem planos para viajar é seu dever permanecer cativando as crianças, do posto de assistência, no período de recesso. Ficar em casa não rima e nem combina com o evangelizador compromissado com Jesus. Então vão aí algumas dicas para aproveitar melhor o tempo. Além de matrículas, visitas, organização, confecção de recursos, planejamento do próximo semestre, podemos realizar oficinas, rua de lazer, ou seja, trabalho é o que não falta!



Noite Feliz! Noite Feliz! Cristo Nasceu! Presente de Deus!

"Que Sua mensagem de amor lhe penetre a alma em profundidade e que juntos possamos, em nome Dele, espalhar sementes de bondade, pela terra árida e sofrida dos que não crêem, porque ainda não O conhecem".

Aí vão dicas de Natal: aula especial, dinâmicas, decoração, teatro, oficinas e recursos pedagógicos para essa época tão especial. Destaque: Presépio Móvel.

Boas Novas para as Jardineiras de Plantão!

Resolvi postar logo as primeiras aulas do 2º semestre antes da Luisi nascer. OK?
Por favor, consultar o arquivo do blog, pois em breve haverá novidades também no arquivo de recursos pedagógicos.
Qualquer dúvida, faça contato por e-mail ou comente nos espaços adequados.
Vou estar um pouco afastada por essa razão mas sempre presente em pensamento e em ações.
Que Jesus nos ilumine a todos!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

5ª Aula – Jesus amava sua família. Eu também amo minha família.

Aprendendo com Jesus

. Dispor um quadro ou painel que simbolize uma família e faixas de cartolina para escondê-la, a medida que o evangelizador vai formulando perguntas sobre o tema, cuja resposta seja família, uma das tiras é retirada, de modo que se perceba o que estava escondido ao final.
. Trabalhar a passagem bíblica na qual aos doze anos Jesus vai para o templo dialogar com os doutores da lei. Ressaltar que os pais têm preocupação natural com seus filhos, com quem andamos, o que fazemos, que caminhos passamos, que perigos podem nos acontecer...
. Levar numa caixa-surpresa duas fotografias, a de uma família comum e a da família de Jesus, ressaltando os valores morais que devem permear essas relações. Aproveitar o ensejo e deixar gravuras que representem outros tipos de família. Só com a figura do pai, da mãe, avó...
. Iniciar a aula utilizando um quebra-cabeça. Dica importante: Postos de saúde possuem materiais riquíssimos para as aulas do nível I: campanhas de amamentação, vacinação, cuidados com o bebê, dentre outros...
. Apresentar uma maquete com gravuras fincadas numa caixa ou na areia, explicitando primeiramente a preparação espiritual para nossa encarnação: espíritos que nos orientaram anteriormente antes de retornarmos para o plano material, o cenário de natureza e luz, casal e filhos, ressaltando o papel de cada um nesse contexto.
. Contar a história da galinha afetuosa, do livro Alvorada Cristã, do espírito Neio Lúcio.


Trabalhando com Jesus

. Confeccionar um quadro em que tenha a figura de Jesus acima e cada criança desenhará a sua própria família, na parte abaixo.
. Confeccionar um cartão para a sua família.
. Em algumas lojas, costuma-se encontrar vassouras, rodos, pás de lixo, em tamanho pequeno. Seria interessante usa-los para arrumar a salinha, enfatizando que há pequenos trabalhos que a criança pode fazer para ajudar a família. Guardar os brinquedos ao final da brincadeira, por exemplo.
. Construir um mosaico coletivo com uma gravura grande que simboliza a família. (Colagem de papel picado nas partes do desenho).
. Uma idéia interessantíssima contida no site seara do mestre é construir um varal na sala: a criança desenhará a sua família nas peças de roupa que foram desenhadas na cartolina: short, saia, vestido, camiseta...

Brincando com Jesus

. Brincar com as máscaras de José, Maria e Jesus que estão postadas no PICASA PHOTOSTREAM.
. Brincar de casinha: dividir os papéis de cada um na brincadeira, pai, mãe, filhos, parentes. Pode levar bonecos também. Atenção evangelizador! A criança tende a reproduzir comportamentos de dentro de sua própria casa. Fique atento! Aproveitar esses instantes para vivenciar o auxílio mútuo e as virtudes cristãs.
. Verificar os conhecimentos adquiridos com bingo com perguntas, simples, ao nível da turma. Utilizar gravuras dos membros da família, em vez de letras.
. Brincar coletivamente, com um jogo da memória em cartazes. Fazer um círculo e dispor as gravuras ao meio. Pedir para que cada um escolha dois cartazes para serem desvirados e explanar sobre as boas ações vistas e se as mesmas são necessárias para uma boa convivência em família. E assim, sucessivamente...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

4ª Aula - Jesus ajudou muitas pessoas. Com meu corpo posso ajudar também.

Aprendendo com Jesus

. Utilizar a técnica dos Sinais de Trânsito: (pequena pista de jornal no chão e placas de trânsito: e os símbolos: (bonequinho verde e uma seta siga) e várias figuras de Jesus presas com palito de churrasco ou cabo de vassoura dentro de latas de leite ninho ou até mesmo na parede da sala.) As figuras ilustrativas podem ser retiradas do link figuras bíblicas ou podem ser retiradas do álbum: Cenas Bíblicas que estão no PICASA PHOTOSTREAM. As ilustrações são da Internet e nosso amigo Péricles e família as coloriu no PHOTOSHOP. Isso é que é alta tecnologia!
. Olha só! Quando o sinal está verde quer dizer que podemos passar, então vamos seguir os exemplos de Jesus: curando pessoas, acalmando a tempestade, abençoando as criancinhas... Explorar gravuras e afirmar que aquela estrada era linda e que quem planta o bem, o amor e a caridade só pode colher bons frutos.... Caso fique complicado usar a técnica dos sinais de trânsito, você pode colocar um caminho de barbante com várias voltas pelo chão da sala e dispor as placas para que as crianças observem, analisem as cenas e realizem o caminho que leva até Jesus, ao final.
. Contar a história do bom samaritano, com as ilustrações coladas em caixas de leite, devidamente encapadas e cobertas com contact ou durex largo transparente para que a criança tenha um material concreto duradouro e possa manipulá-lo. ( ver o recurso pedagógico: História em blocos retangulares, no blog. )
. Montar um Varal Didático – Crianças e boas atitudes – fixar as figuras no varal com prendedor de roupas (pode colar corações ou bichinhos nos prendedores).
. Outra história que também pode ser contada é a do Besouro Casca Dura, de Iracema Sapucaia.
. Espalhar sobre a mesa ou no chão da sala: recortes do contorno das mãos e dos pés, voltadas para baixo, contendo gravuras de crianças realizando boas ações. Pedir para as crianças desvirarem as figuras, falem sobre o que estão vendo e digam se costumam fazer tal atitude vista, no dia a dia. Trabalhar com o Livro: Cartilha do Bem. (Meimei).

Trabalhando com Jesus

. Confeccionar uma lembrancinha (tipo um quadrinho, ou vasinho...) este quadrinho pode ter um motivo de uma criança auxiliando alguém.
. Construir um mosaico coletivo: simples, do tamanho de uma cartolina: colagem de papel picado numa cena de Jesus ou de crianças fazendo o bem.
. Ginástica do Bem: Se possível, acompanhar a equipe que realiza culto do evangelho no lar para exercitar as virtudes cristãs. Levar amor e carinho para alguém que está necessitando.


Brincando com Jesus

. Levar um boneco (com aspectos machucados – maquiar o boneco para parecer machucado, com mercúrio) e relembrando a história do Bom Samaritano – dizer que aquele boneco representa o homem que foi atacado pelos ladrões... Vamos ajudá-lo? Podemos fazer um curativo nele... Quem quer ajudar? As crianças ajudarão, com gazes, esparadrapo...
. Brincar com o Jogo da Memória confeccionado com caixinhas de leite: cenas de Jesus exemplificando o amor, usando seu corpo para o bem. Ver o link que traz figuras bíblicas, no blog.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

3ª Aula – Jesus cuidava de Seu corpo. Devo cuidar do meu corpo também

Aprendendo com Jesus

· Levar um espelho para que as crianças possam se observar, lembrando que cada parte de nosso corpo exerce uma função muito importante, pois é através dele que podemos sentir as fragrâncias, ouvir, olhar a criação de Deus, sentir o paladar, caminhar, entre tantas outras coisas.
· Explorar gravuras que mostrem o quanto Jesus utilizou seu corpo para o bem: curando e ajudando pessoas, multiplicando pães e peixes, pregando o evangelho a todos, entrando em contato com Deus por meio da prece, meditando em frente ao lago, admirando as belezas da criação.... Importante ressaltar que não é apenas cuidar do corpo, do espírito também, sendo útil, assistindo boas programações, ouvindo histórias, assistindo aulas na evangelização infantil...
· Lembrar que o corpo que hoje usamos foi presente de Deus, por isso devemos ter muito cuidado com ele. Que cada um tem o corpo de que precisa para evoluir. Ressaltar a importância do respeito para com aqueles que são portadores de necessidades especiais. Uma história excelente para ser trabalhada nesta aula é a do livro: O Pedacinho do Céu Azul, Rosângela (espírito) & Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, editora Lumen..
· Contar a história do Juca Lambisca, de Casimiro Cunha, que aborda a questão da gula.


Trabalhando com Jesus

· Enfeitar uma caixa de papelão, para guardar objetos que podem ser usados para cuidar de nosso corpo e primeiros socorros, colando figuras coloridas.
· Confeccionar pente de cabelo utilizando papel cartão, cola e palitos de fósforo.
. Montar um painel com colagem ou desenhos que simbolizem o cuidado com o corpo físico: (higiene) e do outro lado o cuidado com o espírito ( vibração, sentimentos, boas ações). Isso é o mais importante dentro da aula!

Brincando com Jesus

· Brincar de salão de beleza: levar creme de pele, cotonetes, gel e fitas para o cabelo, unhex para cortar as unhas, brilho labial de cor clara, perfume suave...
· Brincar de “seja o chefe”: uma criança realiza atividades de cuidados com o corpo e a turma imita ou brinca de mímica.
. Fazer ginástica com a turma. Levar um CD com músicas animadas, com gestos: “ Com as mãos eu faço; Eu te vejo; O ônibus; Ug bug...” Lembrando que a melhor ginástica é a prática do bem.
. Brincar de mímica das ações: a criança pega uma gravura que representa uma boa ação que pode ser feita com o próprio corpo.

2ª Aula – Corpo, dádiva de Deus.

Aprendendo com Jesus
· Levar um espelho, de preferência grande, para a sala de aula para que cada um se observe, se conheça fisicamente, suas características pessoais...
. Desenvolver a técnica do espelho: em duplas, todo o movimento que um da dupla fizer o outro tem que imitar, destacando assim a utilidade de cada parte do corpo, cuidados que devemos ter para com ele.
· Fazer barulho com um chocalho, colocar uma música instrumental com sons de pássaros e de água. Sempre de olhos fechados, perguntar que som estão ouvindo? Fazer cada um cheirar uma fruta ou um perfume suave de bebê. Dar para cada criança uma gota de limão e depois uma de açúcar para provar. Fazer com que a criança perceba que ela identificou os sons, gostos, objetos, através dos sentidos.
· Colocar dentro de uma caixa surpresa vários objetos ou figuras que lembrem os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Explorar um quebra-cabeça dos membros de uma criança.
· Contar a história do carneiro revoltado, que não estava satisfeito com a sua roupagem física, livro: Alvorada Cristã, Neio Lúcio.

Trabalhando com Jesus

· Construir com massinha de modelar o nosso corpinho, explorando as partes, cuidados e utilidades e moldar o corpinho de Jesus, jogar gliter para simbolizar que era um corpo de luz.
· Desenhar as partes que faltam no corpo do boneco e montá-lo com grampo bailarina juntando as partes destacadas com círculos. Seria interessante xerocopiar numa cartolina tom de pele e já levar cortado. O modelo está no meu PICASA PHOTOSTREAM, álbum: Corpo, Dádiva Divina.
. Distribuir um boneco de papel em forma de menino ou menina e peças de roupas para que os evangelizandos possam colorir e brincar.
· Montar o mural da sala: desenhando os coleguinhas da turma.

Brincando com Jesus

· Realizar gincana com atividades que possam movimentar o corpinho. Não se esqueçam de que as mesmas precisam ser preferencialmente cooperativas e não competitivas, para evitar contendas entre eles. Ex: correr na ponta dos pés, de mãos dadas, correr tentando pisar na sombra do colega, correr agachado...
· Brincar com jogo da memória de objetos úteis para higiene do corpo ou caça-ao-tesouro para encontrar esses materiais, num espaço mais amplo.
· Brincar de dar banho nas bonecas, cuidar do irmãozinho, cantar e dançar músicas que contemplem os movimentos do corpo...

1ª Aula – O nascimento de Jesus e o meu nascimento.

Aprendendo com Jesus
· Antes de tudo é preciso estudar o plano de unidade com atenção e cuidado!
· Cineminha: caixa de papelão com rolos de papel alumínio ou cabos de vassoura em pedaços para confeccionar a televisão. As cenas dos personagens da do nascimento de Jesus são dispostas em seqüência e fixadas com durex nos rolos.
· Montar um painel do presépio para servir como decoração e utilizá-lo em todas as aulas, pois os conteúdos são voltados para as vivências evangélicas.
· Usar as ilustrações do nascimento de Jesus coladas em caixinhas de leite encapadas e devidamente protegidas com durex transparente largo/contact para se ter um material pedagógico concreto e duradouro e facilitar a manipulação do mesmo pela criança.
· Contar a história do plano de unidade (Livro: O ovo da galinha cré... cré. – utilizando gravuras de eva.)
. Ver o recurso pedagógico: Álbum do desenvolvimento do bebê, no blog. Outra coisa interessante que você pode fazer é baixar vídeos e documentários do National Geographic, ( começa no encontro com o óvulo e vai até o nascimento. São vídeos incríveis e para a criança vai ser inesquecível. O endereço é http://www.meubebezinho.com.br/gravidez070201.shtml
. Dica: Em livrarias evangélicas costuma ter livros de história do nascimento de Jesus, muito interessantes, com personagens contendo imãs para montar cenário ou com cenas que se sobressaem da página... Só tem que tomar cuidado para não ter informações equivocadas ou figuras do tipo: anjo com asas, que não condiz com a visão da doutrina espírita.

Trabalhando com Jesus

· Montar um presépio utilizando caixa de sapato.
· Colorir máscaras de animais (vaca, boi, ovelha, burrinho...) que estavam em volta da manjedoura no momento do nascimento de Jesus. Você costuma encontrar máscaras de eva já prontas em lojas de festas, de repente pode ser montado o cenário do nascimento de Jesus.
· Ensinar uma música que fale sobre o tema vivido nesta aula.
· Construir juntos um armário com caixa de papelão para coletivamente guardarmos roupas de bebê. (observação: colocar perfume suave de bebê nas roupinhas e brincar de vestir bonecos, no próximo momento do plano de aula: Brincando com Jesus)

Brincando com Jesus

· Montar uma tenda com um lençol, no canto da sala e brincar de casinha simulando a cena do nascimento de um bebê em uma família. Levar bonecos grandes, roupinhas de bebê e escolher os personagens da família e os visitantes.
· Brincando com máscaras dos animais do estábulo: simular o presépio com manjedoura e boneco.
. Brincar de leitura animada: o evangelizador selecionará ou redigirá o texto com o tema do dia, destacando diversas palavras que queira que as crianças assimilem. Toda vez que for falada uma palavra “chave” todos têm que corresponder com gestos treinados antes. Desconheço a autoria. EX:

JESUS = EU TE AMO / MARIA = MÃE SANTÍSSIMA
JOSÉ = MEU AMIGO / BELÉM = 3 PALMAS
IRMÃO = MÃOS PRO ALTO / DEUS = FICAR EM PÉ E SENTAR NOVAMENTE
AMOR = 2 PALMAS

LEITURA ANIMADA:

“JESUS nasceu em BELÉM. MARIA e JOSÉ são os pais de JESUS. MARIA é também nossa protetora e mãezinha do coração. JESUS é nosso IRMÃO enviado por DEUS para nos trazer a lei de AMOR. JESUS nos ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Eu sou amigo de JESUS.”

Aula Inaugural - Jardim - Nível I

Idéias e sugestões:

* 1º Momento: A idéia é de se trabalhar a história do livro, lançamento da feb: Volta às aulas! (Adeilson Salles ). Pode ser por meio de teatrinho de fantoches, utilizando as gravuras do próprio livro ou dramatização. O livro fala sobre a necessidade dos cuidados com o corpo físico, a prática da caridade e a bondade de Deus ao nos conceder novas oportunidades de progresso por meio da reencarnação.

* 2º Momento: Rua de Lazer

1. Apresentações teatrais com Palhaços e bichinhos;
2. Painel com decoração bem alegre;
3. Lanche: Sorvete ou picolé/algodão doce/cachorro quente;
4. Bolinha de sabão; ( Atenção! É preciso que se explique e treine com água sem detergente, primeiramente, para que a criança não sugue o conteúdo líquido com sabão – Não preparar essa atividade para o Maternal.)
5. Massa de modelar;
6. Canções animadas em cd;
7. Mímica de situações vivenciadas por Jesus;
8. Mural: Pintura com guache;
9. Sessão de mágica ou contador de histórias;