ATENÇÃO!!! NOVO ENDEREÇO DO BLOG:





Clique no link para redirecionar ao nosso novo espaço de compartilhamento.
www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

www.jardineirasdeplantao.blogspot.com


Novidades para o Natal de 2011!!!

Boas novas para as jardineiras de plantão!!! Demorou mas estamos de volta e a todo vapor!!
Nossa programação de Natal vai ser especial. Todos nós, crianças, jovens e assistidos iremos nos confraternizar num Lar de idosos próximo ao nosso posto de assistência. A idéia é fazer "o assistido assistir", é proporcionar outra vivência para sentirmos na pele que o nosso sofrimento não é nada em vista de muitos outros, e nesse caso é o abandono, sofrimento, depressão e muito mais...
Não perca a nossa programação!!! Vai ser Divina!!!
Confira isso e muito mais no nosso novo blog que agora está de cara nova: www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

Missão Cumprida!!!

Conforme combinamos no último treinamento do jardim, mês de agosto, os materiais já foram postados no blog: As ilustrações das histórias: "O burro de carga", "A ovelha desgarrada". Os moldes de máscaras de animais também.



Tem também as novidades com os recursos de massinha de modelar e sugestões para a rotina na educação infantil.



Façam bom proveito!!!

Evangelize, Coopere com Jesus!!



Nossu arraiár vai sê bão demais sô!!!




As primeiras idéias já estão no ar: Programação com bingo do conhecimento, trava-línguas, barracas educacionais, jogo das saudações juninas e muito mais...
Tem um chapéu artesanal de origami, que é sensacional! Aguardem que deixarei um passo a passo no PICASA.

Mãe! Palavra Doce! Infinito Ser! És Divino, Anjo da Bondade...




Pessoal, estou correndo contra o tempo mas acredito que até o final dessa semana consigo concluir as idéias e sugestões para a Confraternização do Dia das Mães. Dê uma olhada no PICASA e nas últimas postagens do mês de Abril e vamos vibrando para que esse momento seja muito harmonioso, alegre e envolvente. Jesus nos abençõe a todos!!!



Novo endereço no ar!!!

Prá você que gosta de evangelizar de maneira lúdica e eficaz, dê uma olhadinha e se inspire com os recursos para contar histórias espíritas infantis. O endereço é:
www.semearcontareencantar.blogspot.com e viaje pelo mundo maravilhoso das histórias que consolam, edificam e enobrecem a alma.
Obs: Tem novidades no PICASA e nos recursos didáticos. Ok? Aproveitem!Evangelize!Coopere com Jesus!

Treinamento Geral dos Trabalhadores na SODEAS

Jardineiras de Plantão!!! Não se esqueçam de que temos um encontro marcado para o próximo domingo, 17/04/11. Já adiantei algumas postagens para facilitar para vocês. No PICASA já tem as ilustrações para as próximas aulas do programa: História do Marimbondo Zangado, Parábola do Bom Samaritano e figuras de crianças representando boas atitudes. A Denis e o Lucas são meus novos auxiliares nesse processo. Um abraço de urso para vocês e até lá!!!!!

Contagem Regressiva!!!!!!!!!!!

Mais um ponto de luz vai surgir em breve no cenário virtual, para alegria de todos nós, evangelizadores de plantão. Já estamos trabalhando na construção do blog da Michele Telles, nossa amiga aqui da SODEAS. Taguatinga DF. Muitos de nós já conhecemos o belíssimo trabalho que ela desenvolve com histórias. Era o que faltava para nós! Não percam! Em breve, na Reunião Nacional. (Semana Santa)

Confraternização Trabalho e Posto de Higiene

Aí vão algumas sugestões para incrementar esse momento tão especial que ocorre nos postos de assistência do Trabalho Maria de Nazaré.
Há alguns cartazes para serem impressos no PICASA. Sket para as crianças: O ataque do Furadentes e para os trabalhadores e assistidos: A história da bolacha.



Lembrete Importante:

Do mês de Janeiro a Dezembro de 2009 constam sugestões para todas as aulas do Jardim. Procuro sempre rever e adicionar mais idéias. Basta consultar o arquivo do blog.

No PICASA também tem novidades: Dedoches, Família Pirulito, História do livro: Frederico reencarna. Lindas ilustrações, excelente tanto para o nível I quanto o II.

Concafras 2011 - Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT)

Parabéns para todos os caravaneiros que participaram de forma direta ou indireta, desse evento sublime! Certamente saímos de lá com o ânimo renovado.

Trabalhei no berçário pela primeira vez, por causa da Luisi, e só foi aprendizado! Aprendemos mais do que pensávamos que íamos ajudar. Graças a Deus! Obrigada evangelizadoras: Lygia e demais companheiras.

Já estamos ansiosas para participar da próxima, em Paracatu (MG)/Palmas(TO).

A Concafras-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz através da fundação e aperfeiçoamento de centenas de campanhas de fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita.


Não fique de fora! Participe!



Reflexão: "Todo mundo, alguém, qualquer um, ninguém."

"Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. ALGUÉM pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo. Mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."
(Autor desconhecido)







Novidade de última hora!

No PICASA tem um hinário para ser utilizado na abertura e durante o semestre/ano, com as crianças, jovens e assistidos. São músicas harmoniosas da Concafras - vol. 6. Como não temos violeiro, tocamos o CD e vamos acompanhando as canções. Depois postarei as músicas animadas e demais volumes já utilizados no posto de assistência. Posso enviar o arquivo por e-mail, é só solicitar, ok?



Abertura da Evangelização Infantil 2011

Que nesse semestre possamos ser verdadeiros "agentes polinizadores," para semear, acompanhar, agir, interferir, criar novos horizontes, despertar e alcançar o coração desses seres com os quais vamos encontrar.
Que a mensagem do Cristo possa ser levada, vivenciada e sentida, que estejamos dispostos a nos evangelizar a cada dia para assim colher os frutos benditos que certamente contribuirão para transformação do planeta Terra.

Nas novas postagens há algumas sugestões para a confraternização de boas vindas. Espero que lhes sejam úteis.
Muita luz em nossos caminhos para receber as intuições e boa semeadura para todos nós!

Encontro de Evangelizadores no Lamana

Parabéns para a equipe que idealizou e programou o evento, nesse sábado, 05/02/2011. Foi uma tarde emocionante, de muita reflexão e aprendizado!

Ficou clara a grandiosidade do trabalho de evangelização das almas e da importância do nosso compromisso enquanto evangelizadores.

Que possamos implementar a laborterapia nos postos e casas espíritas, afinal, significa "tratamento de enfermidades mentais e nervosas, por meio da terapêutica ocupacional." Um verdadeiro tratamento desobsessivo!



Adailma me pediu e então resolvi postar o passo a passo da borboleta de viés, no PICASA PHOTOSTREAM. Qualquer dúvida, é só consultar, ok?

Novas perspectivas para o ano vindouro!

Jardineiras de plantão! Avante!

Há uma sugestão de atividade de avaliação, um texto muito bom para traçar metas para o próximo ano e sugestões de atividades para serem realizadas no recesso.

Visite também o arquivo do blog que tem novidades. E não se esqueça: Caso não viaje, é obrigação sua persistir no trabalho de conquista de novas crianças e de evangelização de almas, no posto de assistência.

Não desistamos jamais! Evangelize, coopere com Jesus!

Anoiteceu! O sino gemeu e a gente ficou feliz a cantar...

Vamos nos sintonizando com o clima de Natal e preparando nossas turmas de evangelização para confraternizar nessa festa especial. Já comecei a postar algumas sugestões para o Natal, novas oficinas, teatro e mais recursos.

II Encontro de Evangelizadores de Infância: Chico Xavier e o livro espírita infantil

Foi um verdadeiro banquete de luz e de aprendizado!
Sem dúvida alguma, vai ficar na saudade: o exemplo santificante e incansável de Chico Xavier, o teatro de bonecos, em homenagem ao personagem Timbolão, as palestras ministradas, as oficinas pedagógicas e muito mais..
Aproveito para deixar o registro dos recentes recursos apresentados e endossar algumas lições aprendidas: Estudo contínuo, persistência na tarefa tão sublime de evangelização das almas e procurar sempre a solução para os problemas em vez de ampliá-los.
Avante jardineiras de plantão!

Novidades!!! Oba!!! É noite de São João!

Pessoal, fiquei um pouco ausente, mas agora estou de volta! Postei materiais, idéias e sugestões para Festa Junina: Decoração, teatro dublado e programação além de alguns novos recursos para História de Sheilinha e Joaquim. Confiram!

O que é Picasa Photostream?

Picasa Photostream é um álbum virtual composto por vários outros para se compartilhar galerias de figuras. No nosso caso tem: arquivo com máscaras, histórias e parábolas em preto e branco ou colorido, figuras bíblicas, ilustrações diversas para cartazes, dentre outras...
Disponibilizo todo esse material na intenção de ajudar pessoas que como eu trabalham na evangelização infantil, para enriquecimento das suas aulas e eficácia na fixação e aprendizagem visual das crianças do nível I. Algumas ilustrações foram retiradas de outros bloogs, muito bons, que são citados para dar os créditos devidos. Jamais para fins de comercialização, promoção pessoal ou algo parecido. Enfim! Trabalho é o que não falta! Graças a Deus!
Para acessar basta clicar no link que fica abaixo da listagem de livros espíritas infantis.

Recursos Tecnológicos para a Evangelização Infantil

Nosso amigo Gilberto apresentou me um site contendo lindas apresentações em power point bem como vídeos com histórias narradas e ilustradas de livros espíritas infantis, tais como: Castelo de Açúcar, A Conchinha Falante, dentre outras. Vale a pena conferir no endereço: http://vozdoamor.sobaoticaespirita.com/videosinfantis.htm

Abertura da Evangelização Infantil 2010

Pessoal! Deixei algumas sugestões para a abertura: teatrinho do "Castelo de Açúcar", da formiguinha Egolanda e a programação completa além de muitas outras novidades para a volta às aulas, como o alfabeto da criança feliz, combinados da turma e muito mais. Confiram! Ah! Não se esqueçam de que as idéias referentes às primeiras cinco aulas foram postadas no mês de Janeiro de 2009 e as demais sucessivamente. Que Deus ilumine nossos passos nessa seara bendita de evangelização das almas.

Refazendo caminhos e diretrizes no Recesso!!!

Evangelizadores de plantão! Se você não tem planos para viajar é seu dever permanecer cativando as crianças, do posto de assistência, no período de recesso. Ficar em casa não rima e nem combina com o evangelizador compromissado com Jesus. Então vão aí algumas dicas para aproveitar melhor o tempo. Além de matrículas, visitas, organização, confecção de recursos, planejamento do próximo semestre, podemos realizar oficinas, rua de lazer, ou seja, trabalho é o que não falta!



Noite Feliz! Noite Feliz! Cristo Nasceu! Presente de Deus!

"Que Sua mensagem de amor lhe penetre a alma em profundidade e que juntos possamos, em nome Dele, espalhar sementes de bondade, pela terra árida e sofrida dos que não crêem, porque ainda não O conhecem".

Aí vão dicas de Natal: aula especial, dinâmicas, decoração, teatro, oficinas e recursos pedagógicos para essa época tão especial. Destaque: Presépio Móvel.

Boas Novas para as Jardineiras de Plantão!

Resolvi postar logo as primeiras aulas do 2º semestre antes da Luisi nascer. OK?
Por favor, consultar o arquivo do blog, pois em breve haverá novidades também no arquivo de recursos pedagógicos.
Qualquer dúvida, faça contato por e-mail ou comente nos espaços adequados.
Vou estar um pouco afastada por essa razão mas sempre presente em pensamento e em ações.
Que Jesus nos ilumine a todos!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Teatro de Natal 2 - A História de Zé Bento

A história de Zé Bento. ( Roque Jacintho)

NARRADOR: Era uma vez um menino chamado Zé Bento. Ele morava com sua mãe, num pequeno barraco construído de madeiras velhas, que ficava no alto do morro. Esse lugar era um pouco longe da cidade. A mãe dele estava muito doente, sempre de cama.
MÃE: Zé Bento, meu filho... (ela começou a falar, com dificuldade e tosse que tosse) Pegue este último dinheirinho... e vá até à cidade comprar pão!
ZÉ BENTO: Sim senhora! Volto logo, mãe!(Zé Bento deu um beijo no rosto da mãe e, depois de receber um agrado em seus cabelos)
NARRADOR: Ele seguia seu caminho quando de repente...
CACHORRO: Uiii... Uiiii... Gaanhiumm... - Uiii... Uiiii... Gaanhiumm...(Tão logo parou atento, olhou em sua volta um cachorrinho que gemia de dor.)
ZÉ BENTO: Que tem o Totó? - Ora... você foi atropelado e quebrou a pata! - Vou dar um jeito na sua pata!(examinando com cuidado sua pata)
NARRADOR: O cachorro chorando e derramando lágrimas, como que disse que era isso mesmo e dizia isso abanando o rabinho. E com a prática de todo menino pobre, que sabe improvisar as coisas para prestar socorro, foi logo apanhando dois galhos de uma pequena árvore. (fez o curativo)
ZÉ BENTO: Pronto! Você já pode até ficar em pé. Vá para a sua casa, Totó! ( o cachorro fica de pé com grande contentamento, quando o menino se afasta, Totó corre atrás dele)
NARRADOR: O cachorro salta desajeitado demonstrando carinho e gratidão lambendo as mãos do menino e o acompanha, mancando.
ZÉ BENTO: Já sei. Você não tem casa, não tem para onde ir! Está bem! Já que não tem casa. Venha comigo!
NARRADOR: Enquanto isso, na padaria
ZÉ BENTO: Olha Totó, como não pode entrar cachorro na padaria, você senta aí e me espera que já volto. (Totó abana o rabinho)
(No retorno o menino procura o cão mas não o acha, mas de repente ele vem com um osso na boca.)
ZÉ BENTO: Danadinho! Já arrumou o seu jantar de hoje! (afagando a cabeça dele)
NARRADOR: Os dois seguiam viagem, ele levando o pão e o cachorro com o osso. (o cachorro fareja algo: um homem pobre esfarrapado e doente)
ZÉ BENTO: Que foi? O senhor está bem?
HOMEM: Estou com fome e frio. ( O menino sabia que aquele pão era o único alimento em seu barraco para ele e sua mãe doente. Agasalha o homem com sua própria blusa)
ZÉ BENTO: O senhor... aceita... um pedaço de pão? ( O menino parte o pão em dois pedaços e dá um para o moço)O que tenho, lhe dou!
HOMEM: E o outro pedaço?
ZÉ BENTO: Este outro é de minha mãe! ( O homem começou a comer o pedaço de pão)
HOMEM: E você não vai ficar com fome?
ZÉ BENTO: Que fome que nada!
Como o homem também não tinha para onde ir, foi para a casa com o menino e o cachorro. Chegando em casa:
ZÉ BENTO: Mãe, este é o Totó, ele estava machucado, na beira do caminho e depois de socorrido me acompanhou até a padaria e veio para casa.
MÃE: Você... Você... com esse coraçãozinho cheio de carinho. Comprou o pão?
ZÉ BENTO:Trouxe também um moço doente que também tinha forme.
MÃE: Temos alguém em casa? Onde ele está?
ZÉ BENTO: Lá no quintal. ( A mãe levanta-se com dificuldade, se foi arrastando até onde o homem estava.
MÃE: Deus seja louvado! Sente frio, meu bom homem?
HOMEM: Zé Bento me agasalhou com sua blusa.
MÃE: Bem... Aqui é casa de pobre! Vou terminar uma sopinha que está no fogo e onde comem dois, comem três! ( A mãe recolhe a panela e arruma a mesa e pega o que sobrou do pão e o divide em três pedaços e distribui)
Depois da sopa o homem agradece e pergunta:
HOMEM: Há sempre pessoas estranhas em sua casa?
MÃE: Este meu filho sempre traz alguém!
HOMEM: Eu tive fome e Zé Bento me deu o pedaço de pão que era dele.
MÃE: É que ele aprendeu a repartir o pouco.
HOMEM: E eu estava com frio e ele me deu o único agasalho que o recobria. (Zé Bento olhou com carinho o homem que naquele momento acariciava os seus cabelos encaracolados, num gesto de amizade e gratidão)E eu estava sem casa onde ficar e me trouxe ao barraco de sua mãe. O que pediria você a Deus, por tudo o que me fez de bem?
ZÉ BENTO: Eu... Eu nada pediria a Deus! Mamãe sempre me diz que o que podemos ofertar aos outros, daquilo que temos, já nos veio de Deus!
MÃE: E se já nos veio de Deus, que mais pedir sendo que estamos doando aquilo que o Pai Celestial nos doou?
O que mais gostaria de receber dos Céus? O menino respondeu sem hesitar:
ZÉ BENTO: Eu queria... que minha mãe sarasse!
MÃE: Ora, Zé Bento, tenha modos! Não aborreça novo amigo que nos visita esta noite. Falou docemente a mãe.
HOMEM: Ele não me aborrece! Só me dá alegrias! ( O homem pobre levantou-se e, fazendo a mãe do menino sentar-se num banquinho diz:)
HOMEM: A senhora quer ser curada?
MÃE: Isso tenho pedido a Deus, para poder criar meu pequeno Zé Bento.
(O homem de modo simples, estende as mãos sobre a cabeça da mãe, olha pro alto e faz uma oração:
HOMEM: Ó Pai de misericórdia infinita! Eu tive fome e recebi um pão. Estava nu e com frio e me vestiram. Encontrava-me em desabrigo e eles me acolheram em sua casa! Assim, ó meu Deus, para aqueles que me acolheram sem temor e sem perguntar quem sou, rogo a bênção da saúde e da paz. (O barraco naquela hora ficou mais iluminado)
MÃE: Meu Deu! Meu Deus! – exclamou a mãe de Zé Bento, derramando lágrimas,
ZÉ BENTO: O que foi? O que foi, mamãe?
MÃE: Veja! Estou curada, meu Deus! E Deus seja louvado!
NARRADOR: O homem pobre, naquela altura, estava mudado. As suas roupas, agora, eram de uma luz branca e seus cabelos eram longos, caindo pelo ombro, com uma cor maravilhosa e seus olhos de um azul infinito transmitiam fé e esperança.
MÃE: Óh! Bendita criatura que nos visita! Quem é, afinal, o senhor, que nos chegou como um homem pobre e maltrapilho e tanta alegria nos traz?
HOMEM: Sou Jesus de Nazaré.
NARRADOR: E. logo mais, na porta do barraco singelo, Zé Bento, abraçado à sua mãe, com Totó a roçar-lhes as pernas, olhavam Jesus que se afastava com um sorriso de muito amor.

Teatro de Natal 1 - Surpresa de Natal

SURPRESA DE NATAL (Tia Célia Xavier de Camargo – Rolândia PR - Jornal O Imortal - Dezembro 1999)

NARRADOR: Num bairro muito pobre, na periferia de uma grande cidade, morava Paulinho. De coração bom e generoso, era estimado por todos. Em sua casa, faltava quase sempre o necessário. O pai trabalhava duro na roça como bóia-fria, mas ganhava pouco. A mãe, apesar de dar duro lavando roupas para as famílias mais abastadas, também não recebia muito. Assim, tudo o que ganhavam era gasto em alimentação, aluguel da asa, água e luz. Paulinho sonhava com roupas, calçados e brinquedos que via nas vitrines e que nunca poderia ter.Vestia-se muito pobremente, andava descalço e brincava de faz-de-conta, à falta de um carrinho ou de uma bola.Apesar de tudo, era feliz, porque amava a todas as pessoas e todos o amavam também.Pela manhã ia à escola. Ao retornar, ajudava a mãe nos serviços domésticos. Depois, saía para a rua. Sempre aparecia o que fazer. Prestativo, com sorriso no rosto ajudava a quem estivesse precisando.
DONA VITÓRIA: Por favor, Paulinho, pague essa conta para mim. Não estou podendo sair de casa hoje.
PAULINHO: Claro, dona Vitória. Fique tranqüila.
NARRADOR: Outra hora, passando pela rua, alguém o chamava:
BENEDITA: Paulinho, você faria companhia a Ritinha, enquanto vou fazer compras? Sabe como é, ela é paralítica e pode precisar de alguma coisa enquanto eu estiver ausente...
PAULINHO: Com prazer, dona Benedita. Aproveito e conto a ela uma história que aprendi na escola.
BENEDITA: Obrigada. Ela fica muito feliz quando você está por perto.
NARRADOR: E lá ia Paulinho para a casa de dona Benedita. Entrava, e um lindo sorriso abria-se no rosto da menina de dez anos que, em virtude de uma paralisia infantil não podia andar.
JOSÉ: Ô menino, me ajude a chegar até em casa. Vamos, tenho pressa!
NARRADOR: Ninguém gostava do seu José porque era muito ranzinza. mas Paulinho não se incomodava com o jeitão dele.
PAULINHO: Claro, seu José. Como vai sua saúde? Melhorou da bronquite?
NARRADOR: Assim, escorando o velho, com muita paciência e boa vontade, Paulinho acompanhou conversando alegremente. Ele era assim com todos. Generoso, não apenas ajudava, mas repartia sempre o que ganhava.
Certo dia encontrou uma pedra muito bonita. Era lisinha e brilhava como o Sol, limpou-a bem e guardou-a com carinho. Mais adiante, porém, encontrou André um menino pequeno que chorava. Tinha levado um tombo e o joelho estava doendo. Paulinho, não teve dúvidas. Tirou a pedra do bolso da calça e afirmou:
PAULINHO: Está vendo esta pedra, Andréa?
ANDRÉ: Ela é mágica e vai tirar a sua dor. Fique com ela. É sua!
NARRADOR: O garotinho olhou encantado para a pedra e parou de chorar, abrindo um sorriso agradecido. Na escola, Paulinho ganhou um livro de histórias e logo pensou:
PAULINHO: Vou dar para Ritinha. Certamente, ela precisa mais dele do que eu. Posso fazer um montão de coisas, mas minha amiga Ritinha só pode ficar naquela cama ou na cadeira de rodas.
NARRADOR: O Natal se aproximava. A cidade estava toda bonita, cheia de luzes, de cores e de alegria. Paulinho tinha muita vontade de ganhar um presente, mas sabia que era impossível. Seus pais não tinham dinheiro para isso. Contudo, sempre de bom ânimo, ele pensava:
PAULINHO: Para que quero presente? Jesus já me deu tanta coisa! Tenho saúde, pais amorosos, amigos... Nada me falta!
NARRADOR: No dia de Natal, Paulinho saiu de casa. Queria encontrar os amigos. Mas, todos tinham desaparecido. Não encontrou ninguém.
Voltou para casa um pouco triste. Afinal, era Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus, e ele queria cumprimentar seus amigos.
À tardezinha vieram lhe avisar que dona Benedita queria falar com ele.
SEU JOSÉ: Paulinho, Dona Benedita quer falar com você. E anda logo!
NARRADOR: Sem demora, dirigiu-se até a casa dela. Estranhou que estava tudo escuro. Já era noite e as luzes continuavam apagadas. Bateu devagarinho.
A porta se abriu e – oh! surpresa! – as luzes se acenderam e ele foi recebido com uma salva de palmas.
Olhou ao redor. A pequena casa de dona Benedita estava cheia de gente. Todos os seus amigos estavam ali, até o seu José! Tinha árvore de Natal e enfeites pelas paredes.
PAULINHO: Mas... Mas o que está acontecendo? (gaguejou espantado ao ver todo aquele povo ali reunido.)
Ritinha sorriu e explicou:
RITINHA: Resolvemos fazer uma festa para você, Paulinho! Por tudo o que você tem feito a todos nós, receba o nosso agradecimento. Este é o meu presente! FELIZ NATAL!
NARRADOR: Sem poder acreditar no que estava acontecendo, com lágrimas nos olhos, Paulinho viu a cara de um cachorrinho malhado de preto e branco, com uma fita vermelha amarrada no pescoço. Tomou o animalzinho nos braços, acariciando-lhe o pêlo sedoso.
PAULINHO: Nem sei como agradecer, Ritinha! Sempre quis ter um cachorrinho! ( pode ser um bicho de pelúcia)
RITINHA: Pois não agradeça. Você merece muito mais!
NARRADOR: Todos o abraçaram desejando-lhe boas festas, inclusive seus pais, também presentes, muito orgulhosos do filho. Cada um lhe entregou um pacote. Dona Vitória, uma roupa que tinha costurado especialmente para ele. Seu José, um par de sapatos que fora do seu filho. O pequeno André entregou-lhe um carrinho, outro um estojo e assim ganhou uma porção de presentes. Enxugando as lágrimas, Paulinho abriu os braços e só conseguiu dizer cheio de emoção:
PAULINHO: Obrigado! Obrigado! FELIZ NATAL para todos!
E naquela noite, tiveram uma festa animada e agradável exemplificando a fraternidade e a solidariedade que deve prevalecer no coração de todas as criaturas, lembrando a terna mensagem de Jesus.

Programação da Confraternização de Natal no Posto de Assistência

Trabalho Maria de Nazaré
Posto de Assistência Augusto Elias da Silva
Comissão de Evangelização Infantil
Confraternização de Natal – 2009

Data: 20/12/ 09
Local: Posto de Assistência
Responsável: Todos os trabalhadores

Cronograma do Evento:
• 08:00 às 09:00 – Recepção, músicas, crachás, dinâmica, café da manhã....
• 09:00 às 09:10 – Abertura com a prece.
• 09:30 às 09:40 – Nível I – Assistir ao filme do nascimento de Jesus na sala do berçário. – Nível II - Deslocamento para as salas e orientação a respeito das práticas a serem realizadas. ( disciplina e preparação vibratória )
• 09:45 às 10:00 – Saída para os lares as serem visitados. Prática Externa: Culto do Evangelho no Lar nas casas: Seu Osvaldo (Rosimere e Seu Antônio) e Andréia (Marilene e Acrecilda). Cobertura do evento (Cris e Lenir)
• 10:00 às 10:50 – Realização do Culto do Evangelho no Lar nos lares citados e deslocamento para o posto.
• 10:50 às 11:20 – Prática Interna: - Nível I – Cartão do presépio de Jesus.
- Nível II – Enfeite de Natal: Vela de Natal – Rosimere
- Enfeite de Natal: Árvore de Natal com presépio– Cris
- Enfeite de Natal: Guirlanda de Natal - Marilene
* Ver fotografias das práticas nas dicas para o Natal.
• 11:30 às 12:10 – Apresentações artísticas e Amigo Oculto
• 12:10 às 12:45 – Retorno para as salas de aula, almoço e sobremesa.
( Ter o cuidado para que no momento da distribuição, não haja conversas em tom alto, em cada sala apenas os responsáveis pela sala se deslocam para buscar os pratos, para evitar tumulto e barulho no corredor e manter a vibração de paz).
• 13:00 – Entrega das lembranças e arrumação geral.

* Obs: Levar hinários, som e lembranças para o lar em que o Culto do Evangelho no Lar será realizado.

"Em nome do amor fraternal, Madre Tereza superou obstáculos tidos como intransponíveis, para ajudar aos irmãos de Calcutá, e fez-se respeitada no mundo inteiro. São dela estas palavras:
“Não deixe ninguém vir a você sem partir melhor ou mais feliz.
Seja a expressão viva da bondade de Deus: bondade em sua face, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em seu caloroso cumprimento.”

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aula Especial de Natal

OBS: ESSA AULA ESPECIAL DE NATAL FOI IDEALIZADA PELO NOSSO AMIGO GILBERTO, PARA AULA DO NÍVEL I DO NATAL DO MENINO DE RUA, NA RODOVIÁRIA, EM 2007. COMO FICOU EXCELENTE, RESOLVI POSTAR PARA VOCÊS, INTEGRALMENTE.

Objetivos:
- Compreender a bondade de Deus Nosso Pai que criou o Universo, perfeito, e a Terra para que possamos viver e evoluir, guardados pela Divina Providência que não desampara nenhum filho.
- Compreender que Jesus é Nosso Divino amigo está conosco desde o princípio, participando da criação do Planeta Terra para servir-nos de berço para nossa evolução.
- Reconhecer em Jesus o “modelo da perfeição moral... Deus oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão da sua lei, porque ele estava animado de espírito divino e foi o ser mais puro que apareceu sobre a Terra”. L.Esp. perg.625
- Perceber o sacrifício de Jesus desde o nascimento (na manjedoura – na RUA) até a crucificação um ato de EXEMPLO para nosso procedimento. Não violência, amor incondicional, servir a todos...

Utilizando uma caixa de presente (bem bonita) falar com as crianças. O que é isso? Um presente. Em que época do ano nós estamos? De que vocês lembram? Do Natal. E o que é o Natal? Para que serve? Será que é só para recebermos presente? Quem gostaria de receber um presente? Na aula de hoje nós vamos descobrir que já recebemos um grande presente. Alguém sabe me dizer que presente foi este?

Mostrando uma gravura de Jesus. Quem conhece este amigo aqui? É Jesus nosso Irmão e amigo querido. Vocês sabiam que Ele está conosco sempre. É ele ajudou a Deus Nosso Pai a criar o nosso Planeta Terra (mostrar o globo – bola de isopor). Deus e Jesus criaram a Terra para que ela nos servisse de bercinho, para que a Terra nos recebesse com carinho (abrir a bola de isopor e mostrar o bonequinho deitado na bola).

Deus nosso Pai e Jesus, criaram a Terra para receber as pessoas que aqui precisavam nascer e aprenderem a serem melhores. Como é ser melhor? amando todas as pessoas, a natureza e principalmente reconhecerem que Deus é Nosso Pai.
Os primeiros habitantes foram primitivos (colocar uma gravura no globo) eles não sabiam construir casa para morarem, não cozinhavam os alimentos, e não tinham respeito com os colegas. Muitos anos depois as pessoas evoluíram (colar segunda gravura) e já podiam viver em grandes grupos, se respeitavam, e estavam querendo aprender. Só que ainda existia pouco respeito um com outro. Os mais poderosos dominavam os pobres, e ninguém tinha direitos, uns trabalhavam muito enquanto outros nada faziam. Então do Céu (Plano Espiritual) Jesus decide que chegou a hora Dele vir a Terra para ensinar as pessoas a LEI DO AMOR.

Jesus é um espírito Crístico, isso quer dizer que Ele já tem muito, muito amor em seu coração e que Ele não precisava mais nascer como homem. Então Ele vai nascer aqui na Terra com um corpinho de “luz” . (mostrando uma gravura de Maria e o anjo) Maria, uma jovem muito boa, obediente, que sempre fazia prece, e tem muito amor a Deus, é escolhida para ser Mamãe de Jesus aqui na Terra. Um anjo visita Maria, e pergunta a ela se aceita ser a mãe de Jesus. Maria mesmo sabendo as dificuldades que enfrentaria diz sim. (mostrando uma figura de José) Este mesmo anjo visita José e pergunta se ele pode ser o pai de Jesus aqui na Terra. José também mesmo sabendo as dificuldades aceita. Quando já está perto de Jesus nascer eles têm que fazer uma viagem. Só tem um burrinho, então Maria vai no burro e José a pé. (não é fácil para Maria ir no burro pois ela já aparentava nove meses de grávida, sentia dores, e teve que viajar 4 ou 5 dias montada no burro até chegar em Belém). Quando chegou lá José procurou uma casinha, para ficarem, pois Maria parecia que ia ganhar o nenêm. Não encontrou e ficaram num local onde os animais passavam a noite. Foi neste lugar simples, mais quentinho, que Jesus chegou a Terra, sem conforto, sem pessoas importantes em volta, sem bercinho. Na simplicidade junto com os animais.


Como nós já sabemos Jesus veio à Terra para dar uma grande lição. (mostrar um coração bem grande de TNT) Esta lição é a LIÇÃO DO AMOR. (retirar gravuras de Jesus criança ajudando os pais, na natureza, com João Batista, com os Doutores...) Jesus quando criança preocupou-se em ensinar que todos os momentos são oportunidades benditas de ajudar, de fazer o bem, então desde criança Ele dá o exemplo. (realçar as atitudes de Jesus em cada gravura).


(Mostrando gravuras) Depois que Jesus cresceu, continuou a ensinar o amor... O amor pelos que sofrem, pelos doentes, pelos pobres. Enfim Jesus disse que a única solução para FELICIDADE é o amor.
Bom esta foi a missão de Jesus, quando Ele veio aqui na Terra.
Agora vamos mostrar alguém que também tem uma missão aqui na Terra, tão importante como a de Jesus. (mostrando uma cartolina dobrada, tipo uma pasta, com um espelho colado) olha aqui dentro tem a imagem desta pessoa, que Deus e Jesus amam muito. Esta pessoa tem uma missão muito, muito importante aqui na Terra. Vou mostrar para todos, mas, será um de cada vez. Vocês vão ter que esperar sua vez. (Ir abrindo a cartolina e mostrando o espelho para as crianças)
Então? Quem é a pessoa muito importante que também tem uma missão? Isto mesmo é você. Você está aqui na Terra com qual motivo. Será que tem alguma coisa para você fazer e aprender?
Claro que sim. (mostrar novamente o globo) A Terra também foi preparada para receber VOCÊ. (colocar um desenho de criança no globo) E você recebeu vários presentes (mostrar a caixa de presente, e tirar gravuras dos presentes).


Primeiro presente foi o Planeta Terra, que se cuidarmos teremos tudo que precisamos para sermos felizes.
Depois você recebeu o corpinho(falar da perfeição do corpo). Deus lhe emprestou este corpo para você.
Você recebeu também um anjo da guarda que é um espírito protetor que está perto de você te dando conselhos.
Recebemos também o papai, a mamãe, e também outras pessoas que podem nos ajudar.
Recebemos também a visita de Jesus aqui na Terra. E ele ensinou como devemos proceder para sermos mais felizes.
Quem quer ser feliz? Eu também. Então para sermos felizes vamos cumprir nossas obrigações. Estudar, brincar, obedecer a mamãe, ao papai, ou a pessoa que cuida de nós, ajudar a todos. Enfim vamos fazer o que Jesus nos ensinou.

24ª Aula – Deus me deu um lar e Jesus me ensina a amar o meu lar.

Aprendendo com Jesus


· Levar um globo de isopor pintado representando a Terra e dentro dele colocar um boneco, simbolizando o futuro que é a criança. Dispor várias gravuras de crianças realizando boas ações, estando elas fixas num palito de dente para serem fincadas em volta do planeta. Evangelizador, fique de olho com as pontas para que eles não se machuquem. Ressaltar que o nosso lar provisório é a Terra, planeta que vivemos e que para melhorar este mundo precisamos cumprir nossa missão: Praticar a caridade!
. Pode se contar a história do Fujão, que aborda a importância do lar de forma bem acessível para o público do Jardim.

Trabalhando com Jesus


· Montar a dobradura da casinha e pedir para que desenhem as pessoas com quem convive no lar e depois colar o contorno dos espíritos do bem que estão abençoando o nosso lar. Sempre afirmando a diferença entre casa e lar. Casa é a construção material e o lar representa a união de sentimentos da família.

Brincando com Jesus

· Brincar com fantoches dramatizando situações de família. Ficar atento aos comportamentos e palavras ditas ao longo dessa atividade pois certamente eles vão representar tal qual a sua própria realidade familiar.
. Brincar de empilhar blocos (caixas de leite) encapadas e coladas figuras que representem virtudes que precisam ser preservadas para uma boa convivência familiar. Construir a casa com essas caixas.

23ª Aula – Jesus me ensina: posso nascer de novo.

Aprendendo com Jesus


. Trabalhar com a linda história do livro: Frederico reencarna - Rute Villas Boas. Editora EME. As ilustrações e todo o texto estão no PICASA.
. Trabalhar com uma linha do tempo demonstrando que todos nós passamos por transformações ao longo do tempo: o corpo nasce, cresce, desenvolve, reproduz, envelhece, desencarna, reencarna novamente, se necessário para nossa evolução.
. Contar a história de Zito, do livro Peixinho Azul, Roque Jacintho, que demonstra um caso de reencarnação na própria família.
. Enfocar que a nossa verdadeira vida é a espiritual e que estamos aqui na Terra para evoluir por meio da caridade. Realizar a experiência que aborda os benefícios da caridade, quando se cuida bem do corpo e do espírito: Colocar uma boneca mergulhada na água limpa e outra na água suja, num recipiente de vidro transparente. Colocar gliter prata ou dourado, para simbolizar a atmosfera espiritual de quem faz o bem e atrai bons espíritos para perto de si mesmo.
. Trabalhar com a história do Grilo Perneta, de Roque Jacintho: Tinhoso era o nome do grilo da história. Muito matreiro, vivia a fazer travessuras, até que chegou um dia... Bem, grande surpresa aconteceu. Aprendeu, então, a dar valor aos dons que Deus lhe dera. O autor, através de exemplo significativo, induz a criança ao entendimento da imortalidade da alma, à importância da resignação e ao respeito às diferenças.
. Outras duas histórias que abordam sobre a vida futura: História de Sheilinha e Joaquim. Consulte os recursos pedagógicos no blog e os textos e ilustrações no PICASAPHOTOSTREAM.

Trabalhando com Jesus


· Pintar bonecas de papel com roupinhas. Representando que nascer de novo corresponde a uma troca de roupagem. Sempre lembrar que o espírito é o mesmo, o que muda é o corpo físico.


Brincando com Jesus

· Brincar de montar seqüência de figuras de uma pessoa, quando bebê, dentro da barriga da mãe, criança, jovem, adulto, idoso, espírito e em outro corpo por meio da reencarnação.
. Brincar com fantoches de varetas utilizando os personagens (histórias sugeridas no "Aprendendo com Jesus".

22ª Aula – Jesus, o Governador da Terra.

OBS: ESSA AULA CUJO TEMA É INTITULADO: A REALEZA DE JESUS FOI IDEALIZADA PELO NOSSO AMIGO GILBERTO, PARA AULA DO NÍVEL I DO ENCONTRO DE CRIANÇAS DE 2009. COMO FICOU MUITO INTERESSANTE, RESOLVI POSTAR PARA VOCÊS, INTEGRALMENTE.

OBJETIVOS:
♥ Compreender que a REALEZA DE JESUS é no Plano Espiritual – onde é necessário para ser Rei a bondade, o amor, a compreensão enfim a evolução, moral e intelectual – Ao contrário da realeza terrestre: a riqueza, os empregados (humilhados), as diferenças.
♥ Compreender que a Realeza da Terra passa com o tempo
♥ Compreender que Jesus ensinou que a verdadeira vida é A VIDA ESPIRITUAL (a vida futura)
♥ Perceber que com a crença na vida futura as pessoas são mais tranqüilas, pois têm fé em Deus, e passa pelas dificuldades que vão aparecendo, de forma diferente... E mantém sua fé na vida futura a do Plano Espiritual, onde será tudo mais fácil e feliz.

DECORAÇÃO: Para esta aula poderemos decorar a entrada da sala como a porta de um palácio. (pode ser de TNT, pintado em tecido ou de papelão) Falar as crianças: - Este aqui é o Palácio de Pilatos (ele foi um Rei da Terra) e hoje ele irá julgar Jesus...
Utilizando um fantoche de vareta do Rei Pôncio Pilatos (a coroa separada – para ser colocada depois)
E um fantoche de Jesus (Um coração de papel ou E.V.A )
- Queridas crianças esta aqui é a sala onde estudaremos sobre a REALEZA DE JESUS.
- Vocês viram que estamos num castelo? Então, este castelo pertence a este Rei - colocar a coroa na cabeça de Pilatos (pode também pedir para alguma criança ajudar).
– Ele chama-se Pilatos. Neste momento ele está conversando com Jesus. Ele pergunta: - Jesus você é Rei?
Jesus com muita humildade, com muito amor responde:
- Meu Reino não é deste mundo, vim a este mundo para ensinar a verdade.
Neste momento colar o coração no peito de Jesus e, explicar as crianças que Jesus, ensina com estas palavras que sua Realeza não é deste mundo. É toda MORAL, Ele ensina que a verdadeira vida é a VIDA FUTURA.
Neste momento mostrar uma coroa igual a que o Rei Pilatos usa. Mas, só que esta agora está velha, enferrujada, suja, quebrada... Perguntar as crianças: O que será que aconteceu com esta coroa? Mostrar também uma gravura( ou maquete) de um castelo destruído... Olha! E o Castelo será que foi destruído? É a Realeza aqui na Terra passa, e nada fica...
E Jesus Ele construiu um Castelo de Amor, de Amizade, de carinho... Quando Ele curou as pessoas, elas ficaram agradecidas, e isso aumentou o amor... Quando Ele alimentou as pessoas, ou ensinou... tudo isso nunca será destruído. Isso faz de Jesus um Rei... Mas um Rei maior que os Reis da Terra, o Rei do amor, da CARIDADE, do PERDÃO, e que Jesus é Rei na Vida Espiritual.
Quando Jesus o amigo querido, ensinou que existe a Vida Futura, foi muito importante este ensino. Ele falou que no Plano Espiritual está a verdadeira vida, e que só lá, os bons acharão sua recompensa. Lá está o Reino de Jesus. Mas Jesus não podia naquela época falar tudo.
Usando uma figura de Mediunidade (psicografia) falar para crianças:
- O Espiritismo veio completar o ensinamento de Jesus, agora não temos mais dúvidas, os espíritos vêm nos contar como é no Plano Espiritual, contam detalhes da vida futura, e falam às pessoas queridas que aqui ficaram.
Utilizando ilustração – de um lado uma criança com fome – do outro lado uma criança bem nutrida e feliz. Falar para crianças:
- Olhem esta gravura, só a vida futura explica porque duas crianças nascem em locais e situações tão diferentes, porque esta aqui sofre muito, com fome, frio, às vezes sem pai e sem mãe.
Enquanto esta tem mãe, pai, estuda numa escola boa, tem comida, tem uma casinha simples e feliz.
- Só através da vida futura que podemos entender a JUSTIÇA DIVINA.

Neste momento vamos propor uma brincadeira com o objetivo de fixar na criança a importância de termos a visão da vida futura. E que esta visão auxilia na maneira como podemos encarar as dificuldades da vida.
Vamos fazer uma espécie de boliche: Colocar numas 10 garrafas, de refrigerante 2 litros (garrafa pet), umas gravuras que representem as dificuldades da vida (pessoas tristes, doentes, fogo, seca, enchentes, pessoas com defeitos)
Levar umas 4 bolas pequenas e firmes (pode ser de meia, de jornal, ou compradas), nestas bolas escrevemos umas virtudes(pode escrever em papel e colar), Ex: amor, compreensão, paciência, caridade...
Levar também uma bola bem maior (pode ser de jornal ou outras) escrever nela “A Crença na Vida Futura”.
Antes do início do jogo, mostrar um porta pirulito (pode ser tipo uma metade de bola de isopor colorida, onde são fixados os pirulitos) Cada pirulito terá um coraçãozinho grudado. Falar ás crianças:
Vamos vencer juntos, com amor, caridade, um ajudando o outro, todas estas dificuldades, sabendo que aqui no final teremos vencido e poderemos descansar.
Quando vencermos cada um receberá um pirulito com este lindo coração, será a nossa Realeza Espiritual... Assim que o Evangelho Segundo o Espiritismo mostra que se comporta a pessoa que acredita na Vida Futura, ela tem confiança que irá vencer e será muito, muito feliz.
Convidamos as crianças para jogarem de maneira bem rápida, entrega a umas as bolas pequenas, quando a criança derrubar a dificuldade falamos... Olha! Que Legal! Vencemos este problema! PALMAS!
De repente entrega a bola grande a uma criança, que com certeza derrubará mais fácil as dificuldades... Explicar para as crianças que a bola grande “A Crença na Vida Futura”, tem o poder de vencer com mais facilidade as dificuldades da vida.
Não esquecer de relacionar com o ensino do Evangelho: “(...) Para quem se coloca, pelo pensamento, na vida espiritual, que é indefinida, a vida corpórea se torna simples passagem, breve estada num país ingrato. As vicissitudes e tribulações dessa vida não passam de incidentes que ele suporta com paciência, por sabê-las de curta duração, devendo seguir-se-lhes um estado mais ditoso.”

21ª Aula – Jesus me ensina a fazer a caridade.

Aprendendo com Jesus


· Trabalhar com a história do livro: O Castelo de Açúcar. (Robson Dias, pelo espírito Vovó Amália). Editora: FEB. Em torno das peripécias da formiguinha Egolanda, a história induz à reflexão sobre valores fundamentais à convivência harmoniosa, como o poder do amor, a força do perdão, a importância do diálogo, o calor da fraternidade, o conforto da solidariedade, a alegria do trabalho oposição ao egoísmo.

Trabalhando com Jesus


· A turma pode se reunir para ajudar a separar verduras para doar, limpar ou separar sapatos, separar roupas do bazar, dentre outras atividades...
.Construir juntos o cenário da história: Castelo de açúcar pode ser representado por um lençol branco preso ao teto ou à janela da sala, pode se confeccionar máscaras de formiguinhas com EVA ou papelão.

Brincando com Jesus

· Cantar e dançar a música: A lição da formiguinha. (Públio Lenthos)
“Olha, formiguinha, você nunca está sozinha.”
Lenthos: Voz; Romão: guitarra e teclado; Érica, Romão e Públio: vocal.
No site: http://www.musicexpress.com.br/artista.asp?artista=46 você pode fazer o download.
. Riscar com um giz ou fazer uma trilha de barbante no chão com vários cartazes que apresentam Jesus praticando a caridade: Sendo amigo, carinhoso, fraterno, trabalhador... Fazer uma reflexão sobre nossos comportamentos diários.

20ª Aula – As curas de Jesus.

Aprendendo com Jesus

· Nesta aula pode-se trabalhar com várias parábolas: “ Jesus levanta Sharon” , “ O cego de nascença “, dentre outras...
. Apresentar gravuras de curas realizadas por Jesus, inclusive deixando-os na própria sala em forma de móbiles. Ver os links deixados no blog.


Trabalhando com Jesus

· Organizar um grupo de adultos para acompanhar a turma do jardim numa prática externa: Visita Fraterna para realização do Culto do Evangelho no Lar, exemplificando o quanto nós também podemos trabalhar em prol do bem.


Brincando com Jesus

· Montar uma dramatização das curas realizadas por Jesus, utilizada no momento teórico da aula.

19ª Aula – Jesus me ensina que a morte não existe.

Aprendendo com Jesus

· Trabalhar com o Livro: Meu avô desencarnou. (Daniella e Fernanda Priolli Fonseca e Carvalho. Editora: FEB) É muito interessante! Quase sempre pais e educadores se defrontam com esta questão: Como explicar a ausência do familiar sem usar mitos e fantasias, e sem faltar com a verdade? O livro aborda a realidade do mundo espiritual e como a família deve se portar nessas situações, além de trazer a mensagem da resignação, da esperança e da certeza da imortalidade da alma. Pode-se usar uma televisão; uma caixa encapada com dois pedaços de cabo de vassoura para as ilustrações serem mostradas, teatro de varetas e o que a imaginação mandar.
. Você pode aproveitar as trovinhas e ilustrações do livro: Coisas deste mundo, de Cornélio Pires, para abordar situações de reencarnação passada e atual através da Lei de causa e efeito. As figuras estão no PICASAPHOTOSTREAM. Às vezes subestimamos a capacidade de compreensão da criança do nível I e nos esquecemos de que são espíritos velhos e muitas das vezes mais adiantados que nós.

Trabalhando com Jesus

. Confeccionar um cartão utilizando alguma mensagem espírita que trate sobre a imortalidade da alma.

Brincando com Jesus

· Usar as próprias gravuras da história mencionada acima para um jogo de trilha, dominó ou memória.
. Dramatizar a história do Vovô que desencarnou.