ATENÇÃO!!! NOVO ENDEREÇO DO BLOG:





Clique no link para redirecionar ao nosso novo espaço de compartilhamento.
www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

www.jardineirasdeplantao.blogspot.com


Novidades para o Natal de 2011!!!

Boas novas para as jardineiras de plantão!!! Demorou mas estamos de volta e a todo vapor!!
Nossa programação de Natal vai ser especial. Todos nós, crianças, jovens e assistidos iremos nos confraternizar num Lar de idosos próximo ao nosso posto de assistência. A idéia é fazer "o assistido assistir", é proporcionar outra vivência para sentirmos na pele que o nosso sofrimento não é nada em vista de muitos outros, e nesse caso é o abandono, sofrimento, depressão e muito mais...
Não perca a nossa programação!!! Vai ser Divina!!!
Confira isso e muito mais no nosso novo blog que agora está de cara nova: www.jardineirasdeplantao2.blogspot.com

Missão Cumprida!!!

Conforme combinamos no último treinamento do jardim, mês de agosto, os materiais já foram postados no blog: As ilustrações das histórias: "O burro de carga", "A ovelha desgarrada". Os moldes de máscaras de animais também.



Tem também as novidades com os recursos de massinha de modelar e sugestões para a rotina na educação infantil.



Façam bom proveito!!!

Evangelize, Coopere com Jesus!!



Nossu arraiár vai sê bão demais sô!!!




As primeiras idéias já estão no ar: Programação com bingo do conhecimento, trava-línguas, barracas educacionais, jogo das saudações juninas e muito mais...
Tem um chapéu artesanal de origami, que é sensacional! Aguardem que deixarei um passo a passo no PICASA.

Mãe! Palavra Doce! Infinito Ser! És Divino, Anjo da Bondade...




Pessoal, estou correndo contra o tempo mas acredito que até o final dessa semana consigo concluir as idéias e sugestões para a Confraternização do Dia das Mães. Dê uma olhada no PICASA e nas últimas postagens do mês de Abril e vamos vibrando para que esse momento seja muito harmonioso, alegre e envolvente. Jesus nos abençõe a todos!!!



Novo endereço no ar!!!

Prá você que gosta de evangelizar de maneira lúdica e eficaz, dê uma olhadinha e se inspire com os recursos para contar histórias espíritas infantis. O endereço é:
www.semearcontareencantar.blogspot.com e viaje pelo mundo maravilhoso das histórias que consolam, edificam e enobrecem a alma.
Obs: Tem novidades no PICASA e nos recursos didáticos. Ok? Aproveitem!Evangelize!Coopere com Jesus!

Treinamento Geral dos Trabalhadores na SODEAS

Jardineiras de Plantão!!! Não se esqueçam de que temos um encontro marcado para o próximo domingo, 17/04/11. Já adiantei algumas postagens para facilitar para vocês. No PICASA já tem as ilustrações para as próximas aulas do programa: História do Marimbondo Zangado, Parábola do Bom Samaritano e figuras de crianças representando boas atitudes. A Denis e o Lucas são meus novos auxiliares nesse processo. Um abraço de urso para vocês e até lá!!!!!

Contagem Regressiva!!!!!!!!!!!

Mais um ponto de luz vai surgir em breve no cenário virtual, para alegria de todos nós, evangelizadores de plantão. Já estamos trabalhando na construção do blog da Michele Telles, nossa amiga aqui da SODEAS. Taguatinga DF. Muitos de nós já conhecemos o belíssimo trabalho que ela desenvolve com histórias. Era o que faltava para nós! Não percam! Em breve, na Reunião Nacional. (Semana Santa)

Confraternização Trabalho e Posto de Higiene

Aí vão algumas sugestões para incrementar esse momento tão especial que ocorre nos postos de assistência do Trabalho Maria de Nazaré.
Há alguns cartazes para serem impressos no PICASA. Sket para as crianças: O ataque do Furadentes e para os trabalhadores e assistidos: A história da bolacha.



Lembrete Importante:

Do mês de Janeiro a Dezembro de 2009 constam sugestões para todas as aulas do Jardim. Procuro sempre rever e adicionar mais idéias. Basta consultar o arquivo do blog.

No PICASA também tem novidades: Dedoches, Família Pirulito, História do livro: Frederico reencarna. Lindas ilustrações, excelente tanto para o nível I quanto o II.

Concafras 2011 - Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT)

Parabéns para todos os caravaneiros que participaram de forma direta ou indireta, desse evento sublime! Certamente saímos de lá com o ânimo renovado.

Trabalhei no berçário pela primeira vez, por causa da Luisi, e só foi aprendizado! Aprendemos mais do que pensávamos que íamos ajudar. Graças a Deus! Obrigada evangelizadoras: Lygia e demais companheiras.

Já estamos ansiosas para participar da próxima, em Paracatu (MG)/Palmas(TO).

A Concafras-PSE tem deixado nas cidades por onde passou um rastro de luz através da fundação e aperfeiçoamento de centenas de campanhas de fraternidade Auta de Souza e de trabalhos de assistência e promoção social espírita.


Não fique de fora! Participe!



Reflexão: "Todo mundo, alguém, qualquer um, ninguém."

"Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia ter feito mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. ALGUÉM pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo. Mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."
(Autor desconhecido)







Novidade de última hora!

No PICASA tem um hinário para ser utilizado na abertura e durante o semestre/ano, com as crianças, jovens e assistidos. São músicas harmoniosas da Concafras - vol. 6. Como não temos violeiro, tocamos o CD e vamos acompanhando as canções. Depois postarei as músicas animadas e demais volumes já utilizados no posto de assistência. Posso enviar o arquivo por e-mail, é só solicitar, ok?



Abertura da Evangelização Infantil 2011

Que nesse semestre possamos ser verdadeiros "agentes polinizadores," para semear, acompanhar, agir, interferir, criar novos horizontes, despertar e alcançar o coração desses seres com os quais vamos encontrar.
Que a mensagem do Cristo possa ser levada, vivenciada e sentida, que estejamos dispostos a nos evangelizar a cada dia para assim colher os frutos benditos que certamente contribuirão para transformação do planeta Terra.

Nas novas postagens há algumas sugestões para a confraternização de boas vindas. Espero que lhes sejam úteis.
Muita luz em nossos caminhos para receber as intuições e boa semeadura para todos nós!

Encontro de Evangelizadores no Lamana

Parabéns para a equipe que idealizou e programou o evento, nesse sábado, 05/02/2011. Foi uma tarde emocionante, de muita reflexão e aprendizado!

Ficou clara a grandiosidade do trabalho de evangelização das almas e da importância do nosso compromisso enquanto evangelizadores.

Que possamos implementar a laborterapia nos postos e casas espíritas, afinal, significa "tratamento de enfermidades mentais e nervosas, por meio da terapêutica ocupacional." Um verdadeiro tratamento desobsessivo!



Adailma me pediu e então resolvi postar o passo a passo da borboleta de viés, no PICASA PHOTOSTREAM. Qualquer dúvida, é só consultar, ok?

Novas perspectivas para o ano vindouro!

Jardineiras de plantão! Avante!

Há uma sugestão de atividade de avaliação, um texto muito bom para traçar metas para o próximo ano e sugestões de atividades para serem realizadas no recesso.

Visite também o arquivo do blog que tem novidades. E não se esqueça: Caso não viaje, é obrigação sua persistir no trabalho de conquista de novas crianças e de evangelização de almas, no posto de assistência.

Não desistamos jamais! Evangelize, coopere com Jesus!

Anoiteceu! O sino gemeu e a gente ficou feliz a cantar...

Vamos nos sintonizando com o clima de Natal e preparando nossas turmas de evangelização para confraternizar nessa festa especial. Já comecei a postar algumas sugestões para o Natal, novas oficinas, teatro e mais recursos.

II Encontro de Evangelizadores de Infância: Chico Xavier e o livro espírita infantil

Foi um verdadeiro banquete de luz e de aprendizado!
Sem dúvida alguma, vai ficar na saudade: o exemplo santificante e incansável de Chico Xavier, o teatro de bonecos, em homenagem ao personagem Timbolão, as palestras ministradas, as oficinas pedagógicas e muito mais..
Aproveito para deixar o registro dos recentes recursos apresentados e endossar algumas lições aprendidas: Estudo contínuo, persistência na tarefa tão sublime de evangelização das almas e procurar sempre a solução para os problemas em vez de ampliá-los.
Avante jardineiras de plantão!

Novidades!!! Oba!!! É noite de São João!

Pessoal, fiquei um pouco ausente, mas agora estou de volta! Postei materiais, idéias e sugestões para Festa Junina: Decoração, teatro dublado e programação além de alguns novos recursos para História de Sheilinha e Joaquim. Confiram!

O que é Picasa Photostream?

Picasa Photostream é um álbum virtual composto por vários outros para se compartilhar galerias de figuras. No nosso caso tem: arquivo com máscaras, histórias e parábolas em preto e branco ou colorido, figuras bíblicas, ilustrações diversas para cartazes, dentre outras...
Disponibilizo todo esse material na intenção de ajudar pessoas que como eu trabalham na evangelização infantil, para enriquecimento das suas aulas e eficácia na fixação e aprendizagem visual das crianças do nível I. Algumas ilustrações foram retiradas de outros bloogs, muito bons, que são citados para dar os créditos devidos. Jamais para fins de comercialização, promoção pessoal ou algo parecido. Enfim! Trabalho é o que não falta! Graças a Deus!
Para acessar basta clicar no link que fica abaixo da listagem de livros espíritas infantis.

Recursos Tecnológicos para a Evangelização Infantil

Nosso amigo Gilberto apresentou me um site contendo lindas apresentações em power point bem como vídeos com histórias narradas e ilustradas de livros espíritas infantis, tais como: Castelo de Açúcar, A Conchinha Falante, dentre outras. Vale a pena conferir no endereço: http://vozdoamor.sobaoticaespirita.com/videosinfantis.htm

Abertura da Evangelização Infantil 2010

Pessoal! Deixei algumas sugestões para a abertura: teatrinho do "Castelo de Açúcar", da formiguinha Egolanda e a programação completa além de muitas outras novidades para a volta às aulas, como o alfabeto da criança feliz, combinados da turma e muito mais. Confiram! Ah! Não se esqueçam de que as idéias referentes às primeiras cinco aulas foram postadas no mês de Janeiro de 2009 e as demais sucessivamente. Que Deus ilumine nossos passos nessa seara bendita de evangelização das almas.

Refazendo caminhos e diretrizes no Recesso!!!

Evangelizadores de plantão! Se você não tem planos para viajar é seu dever permanecer cativando as crianças, do posto de assistência, no período de recesso. Ficar em casa não rima e nem combina com o evangelizador compromissado com Jesus. Então vão aí algumas dicas para aproveitar melhor o tempo. Além de matrículas, visitas, organização, confecção de recursos, planejamento do próximo semestre, podemos realizar oficinas, rua de lazer, ou seja, trabalho é o que não falta!



Noite Feliz! Noite Feliz! Cristo Nasceu! Presente de Deus!

"Que Sua mensagem de amor lhe penetre a alma em profundidade e que juntos possamos, em nome Dele, espalhar sementes de bondade, pela terra árida e sofrida dos que não crêem, porque ainda não O conhecem".

Aí vão dicas de Natal: aula especial, dinâmicas, decoração, teatro, oficinas e recursos pedagógicos para essa época tão especial. Destaque: Presépio Móvel.

Boas Novas para as Jardineiras de Plantão!

Resolvi postar logo as primeiras aulas do 2º semestre antes da Luisi nascer. OK?
Por favor, consultar o arquivo do blog, pois em breve haverá novidades também no arquivo de recursos pedagógicos.
Qualquer dúvida, faça contato por e-mail ou comente nos espaços adequados.
Vou estar um pouco afastada por essa razão mas sempre presente em pensamento e em ações.
Que Jesus nos ilumine a todos!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Teatro de Natal 2 - A História de Zé Bento

A história de Zé Bento. ( Roque Jacintho)

NARRADOR: Era uma vez um menino chamado Zé Bento. Ele morava com sua mãe, num pequeno barraco construído de madeiras velhas, que ficava no alto do morro. Esse lugar era um pouco longe da cidade. A mãe dele estava muito doente, sempre de cama.
MÃE: Zé Bento, meu filho... (ela começou a falar, com dificuldade e tosse que tosse) Pegue este último dinheirinho... e vá até à cidade comprar pão!
ZÉ BENTO: Sim senhora! Volto logo, mãe!(Zé Bento deu um beijo no rosto da mãe e, depois de receber um agrado em seus cabelos)
NARRADOR: Ele seguia seu caminho quando de repente...
CACHORRO: Uiii... Uiiii... Gaanhiumm... - Uiii... Uiiii... Gaanhiumm...(Tão logo parou atento, olhou em sua volta um cachorrinho que gemia de dor.)
ZÉ BENTO: Que tem o Totó? - Ora... você foi atropelado e quebrou a pata! - Vou dar um jeito na sua pata!(examinando com cuidado sua pata)
NARRADOR: O cachorro chorando e derramando lágrimas, como que disse que era isso mesmo e dizia isso abanando o rabinho. E com a prática de todo menino pobre, que sabe improvisar as coisas para prestar socorro, foi logo apanhando dois galhos de uma pequena árvore. (fez o curativo)
ZÉ BENTO: Pronto! Você já pode até ficar em pé. Vá para a sua casa, Totó! ( o cachorro fica de pé com grande contentamento, quando o menino se afasta, Totó corre atrás dele)
NARRADOR: O cachorro salta desajeitado demonstrando carinho e gratidão lambendo as mãos do menino e o acompanha, mancando.
ZÉ BENTO: Já sei. Você não tem casa, não tem para onde ir! Está bem! Já que não tem casa. Venha comigo!
NARRADOR: Enquanto isso, na padaria
ZÉ BENTO: Olha Totó, como não pode entrar cachorro na padaria, você senta aí e me espera que já volto. (Totó abana o rabinho)
(No retorno o menino procura o cão mas não o acha, mas de repente ele vem com um osso na boca.)
ZÉ BENTO: Danadinho! Já arrumou o seu jantar de hoje! (afagando a cabeça dele)
NARRADOR: Os dois seguiam viagem, ele levando o pão e o cachorro com o osso. (o cachorro fareja algo: um homem pobre esfarrapado e doente)
ZÉ BENTO: Que foi? O senhor está bem?
HOMEM: Estou com fome e frio. ( O menino sabia que aquele pão era o único alimento em seu barraco para ele e sua mãe doente. Agasalha o homem com sua própria blusa)
ZÉ BENTO: O senhor... aceita... um pedaço de pão? ( O menino parte o pão em dois pedaços e dá um para o moço)O que tenho, lhe dou!
HOMEM: E o outro pedaço?
ZÉ BENTO: Este outro é de minha mãe! ( O homem começou a comer o pedaço de pão)
HOMEM: E você não vai ficar com fome?
ZÉ BENTO: Que fome que nada!
Como o homem também não tinha para onde ir, foi para a casa com o menino e o cachorro. Chegando em casa:
ZÉ BENTO: Mãe, este é o Totó, ele estava machucado, na beira do caminho e depois de socorrido me acompanhou até a padaria e veio para casa.
MÃE: Você... Você... com esse coraçãozinho cheio de carinho. Comprou o pão?
ZÉ BENTO:Trouxe também um moço doente que também tinha forme.
MÃE: Temos alguém em casa? Onde ele está?
ZÉ BENTO: Lá no quintal. ( A mãe levanta-se com dificuldade, se foi arrastando até onde o homem estava.
MÃE: Deus seja louvado! Sente frio, meu bom homem?
HOMEM: Zé Bento me agasalhou com sua blusa.
MÃE: Bem... Aqui é casa de pobre! Vou terminar uma sopinha que está no fogo e onde comem dois, comem três! ( A mãe recolhe a panela e arruma a mesa e pega o que sobrou do pão e o divide em três pedaços e distribui)
Depois da sopa o homem agradece e pergunta:
HOMEM: Há sempre pessoas estranhas em sua casa?
MÃE: Este meu filho sempre traz alguém!
HOMEM: Eu tive fome e Zé Bento me deu o pedaço de pão que era dele.
MÃE: É que ele aprendeu a repartir o pouco.
HOMEM: E eu estava com frio e ele me deu o único agasalho que o recobria. (Zé Bento olhou com carinho o homem que naquele momento acariciava os seus cabelos encaracolados, num gesto de amizade e gratidão)E eu estava sem casa onde ficar e me trouxe ao barraco de sua mãe. O que pediria você a Deus, por tudo o que me fez de bem?
ZÉ BENTO: Eu... Eu nada pediria a Deus! Mamãe sempre me diz que o que podemos ofertar aos outros, daquilo que temos, já nos veio de Deus!
MÃE: E se já nos veio de Deus, que mais pedir sendo que estamos doando aquilo que o Pai Celestial nos doou?
O que mais gostaria de receber dos Céus? O menino respondeu sem hesitar:
ZÉ BENTO: Eu queria... que minha mãe sarasse!
MÃE: Ora, Zé Bento, tenha modos! Não aborreça novo amigo que nos visita esta noite. Falou docemente a mãe.
HOMEM: Ele não me aborrece! Só me dá alegrias! ( O homem pobre levantou-se e, fazendo a mãe do menino sentar-se num banquinho diz:)
HOMEM: A senhora quer ser curada?
MÃE: Isso tenho pedido a Deus, para poder criar meu pequeno Zé Bento.
(O homem de modo simples, estende as mãos sobre a cabeça da mãe, olha pro alto e faz uma oração:
HOMEM: Ó Pai de misericórdia infinita! Eu tive fome e recebi um pão. Estava nu e com frio e me vestiram. Encontrava-me em desabrigo e eles me acolheram em sua casa! Assim, ó meu Deus, para aqueles que me acolheram sem temor e sem perguntar quem sou, rogo a bênção da saúde e da paz. (O barraco naquela hora ficou mais iluminado)
MÃE: Meu Deu! Meu Deus! – exclamou a mãe de Zé Bento, derramando lágrimas,
ZÉ BENTO: O que foi? O que foi, mamãe?
MÃE: Veja! Estou curada, meu Deus! E Deus seja louvado!
NARRADOR: O homem pobre, naquela altura, estava mudado. As suas roupas, agora, eram de uma luz branca e seus cabelos eram longos, caindo pelo ombro, com uma cor maravilhosa e seus olhos de um azul infinito transmitiam fé e esperança.
MÃE: Óh! Bendita criatura que nos visita! Quem é, afinal, o senhor, que nos chegou como um homem pobre e maltrapilho e tanta alegria nos traz?
HOMEM: Sou Jesus de Nazaré.
NARRADOR: E. logo mais, na porta do barraco singelo, Zé Bento, abraçado à sua mãe, com Totó a roçar-lhes as pernas, olhavam Jesus que se afastava com um sorriso de muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário